São Paulo, quinta-feira, 04 de fevereiro de 2010
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POUCAS E BOAS

EM CASA

Creme caseiro corporal usa azeite de oliva

A nutricionista Neide Rigo, de São Paulo, indica uma receita caseira de creme para o rosto e o corpo, especialmente para mãos e cotovelos ressecados, que explora os benefícios do azeite de oliva para a pele. "A cera de abelha pode ser encontrada em casas de produtos para cosméticos ou farmácias. E sua função no creme é principalmente servir de emulsificante para manter estável a mistura de azeite e água", diz.
Por não conter antifúngicos nem conservantes, recomenda-se conservá-lo na geladeira e desprezá-lo se houver mudanças nas características.

Ingredientes

>> 10 g de cera de abelha
>> 90 ml de azeite de oliva extravirgem
>> 1,5 colher (sopa) ou 22 ml de água de rosas ou de flor de laranjeira (pode ser água fervida e fria ou infusão de camomila ou erva-doce)

Modo de preparo
1 Derreta em banho-maria a cera picada ou em flocos. Acrescente o azeite de oliva aos poucos, sem parar de mexer.
2 Tire a mistura do fogo e vá juntando, gota a gota, com garfo ou batedor de arame, a água de rosas ou de flor de laranjeira.
3 Quando estiver tudo bem emulsionado, passe para um "banho-maria" sobre água e gelo para resfriar. Continue batendo com batedor de arame até a mistura ficar bem fria e cremosa.
4 Conserve em vidrinhos ou potes próprios para cremes. Rende cerca de dois potes de 45 g


Texto Anterior: Neurociência - Suzana Herculano-Houzel: A luz e as crises de enxaqueca
Próximo Texto: Livros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.