São Paulo, quinta-feira, 04 de março de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quem diria!

Estrógenos e bocas

Caio Guatelli/Folha Imagem

O vai-e-vem hormonal ao longo da vida das mulheres surte efeito até na boca! "Tanto o aumento do nível de estrógeno na primeira menstruação e na gestação quanto a sua queda na menopausa facilitam a ação das bactérias na boca", diz o periodontista Eduardo Saba Chujfi. Assim, ela fica propensa a ter inflamações da gengiva, dos ossos e das fibras ao redor do dente, o que pode facilitar até perda óssea. Como prevenir: higiene bucal e idas periódicas ao dentista.

Multiplicação das claras

France Presse

A "mágica" do suspiro só é possível graças às proteínas presentes na clara do ovo. Quando as claras são batidas, formam-se grandes bolhas que multiplicam seu volume. Se a batedura continua, as bolhas diminuem de tamanho, deixando as claras durinhas -é o chamado ponto de neve. Isso ocorre porque as proteínas da clara têm a propriedade de envolver e reter as bolhas de ar, diz Jocelem Mastrodi Salgado, professora de nutrição humana da Esalq/USP.

Perfume para a noite

Vincenzo Scarpellini/Folha Imagem

Algumas flores só liberam perfume à noite. Trata-se de um mecanismo de preservação da espécie. É o caso da dama-da-noite e do jasmim-manga, flores que são polinizadas por mariposas, morcegos e besouros, animais que só entram em ação depois que o sol se põe. E é o perfume liberado com o calor, por meio da respiração da planta, que atrai esses agentes polinizadores, explica o engenheiro agrônomo Ricardo Alfredo Kluge, professor de fisiologia vegetal da USP.


Texto Anterior: Modos: Você cuida da saúde dos seus?
Próximo Texto: Agulhadas aliviam queixas das grávidas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.