São Paulo, quinta-feira, 04 de junho de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERGUNTE AQUI

CIRURGIA PEDIÁTRICA
"Meu filho de dois anos teve um testículo diagnosticado como retrátil. A cirurgiã disse que o problema pode se corrigir naturalmente. Qual é a idade recomendada para a cirurgia? Ele pode ter sequelas?"
MARIA JULIA CORREIA (São Paulo)

Segundo José Carnevale, secretário da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica, não há consenso entre os médicos, mas a maioria dos cirurgiões não opera um testículo retrátil -que fica na bolsa escrotal, sobe e volta à bolsa. "Mas é preciso fazer um diagnóstico correto e diferencial entre testículo retrátil e ascendente, pois estes necessitam de cirurgia até os dois anos", afirma o médico.

CÉLULAS-TRONCO
"Acompanho as evoluções dos tratamentos à base de células-tronco para pacientes portadores de cardiopatias, doenças hepáticas, doenças no cérebro etc. Gostaria de saber se há alguma coisa em andamento para as doenças renais crônicas."
MARCO ANTÔNIO PATRÍCIO

Segundo a biomédica Marimélia Porcionatto, professora da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), o tratamento para esses problemas ainda se encontra em nível experimental, como os outros que o leitor menciona. "Entretanto, os avanços têm sido muito significativos e rápidos, então em breve devemos ter algo a esse respeito", diz o nefrologista Nestor Schor, também da Unifesp.


Texto Anterior: Outras Ideias - Wilson Jacob Filho: A importância da tecnologia
Próximo Texto: Ingrediente: Coentro em folha ou em pó vai em todos os pratos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.