São Paulo, quinta-feira, 04 de junho de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INGREDIENTE

Coentro em folha ou em pó vai em todos os pratos

RACHEL BOTELHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Dependendo dos ingredientes que compõem uma receita ou do resultado que se deseja alcançar, o coentro pode ser usado de uma ou de outra forma. As sementes moídas ou socadas são um ótimo condimento para carnes, aves, feijões, pães e doces, além de integrarem o curry, mistura indiana de especiarias, e até algumas cervejas.
Os mesmos grãos, inteiros, incrementam salsichas e picles. Já suas folhas aromáticas, de sabor picante e inconfundível, combinam com sopas, molhos, cereais, ensopados, carnes, peixes, saladas e embutidos. Por ter um sabor pungente, o coentro deve ser utilizado sempre com moderação.
De acordo com Márcio Seiji Maehana, professor de cozinha asiática do curso Cozinheiro Chefe Internacional do Centro Universitário Senac, seu uso é comum em países asiáticos, como Tailândia, China e Índia.
"Na região do Vietnã, há o costume de usar em quase todos os pratos a folha e a raiz branca que fica embaixo da terra e concentra mais os sabores", afirma. Segundo ele, no Brasil o Nordeste concentra tanto o cultivo quanto o consumo de coentro. "Nas outras regiões, usa-se pouco."
Fora da cozinha, a erva é empregada em fórmulas de remédios -para tornar o sabor tolerável- e em produtos de beleza e perfumaria.
Da família das umbelíferas, seu uso data de mais de 7.000 anos atrás, o que o torna um dos temperos mais antigos. É nativo da região do Mediterrâneo e do Oriente Médio, e sua presença no restante da Ásia é milenar. Durante a Idade Média, ajudava a disfarçar o gosto e o cheiro de carne estragada, a exemplo de outras especiarias.
Segundo David Grotto, autor de "101 Alimentos que Podem Salvar Sua Vida" (ed. Larousse, R$ 46, 448 págs.), o coentro é cultivado na China, na Índia e nas Américas, mas o maior volume vem de Marrocos, da Romênia e do Egito.
Trata-se de um alimento rico em fitonutrientes, além de ser fonte de ferro, magnésio e manganês. Acredita-se também que abra o apetite e é muito usado como tônico e remédio para tosse na Índia.
Na hora de comprar, prefira folhas de tonalidade verde-escura, firmes e sem pontos amarelos ou marrons. O coentro fresco deve ser guardado na geladeira, com as raízes imersas em água e as folhas envoltas em um saco plástico. Entre a semente inteira e o pó, fique com a primeira, que conserva o sabor por mais tempo.


Texto Anterior: Pergunte aqui
Próximo Texto: Robalo ao molho thai
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.