São Paulo, quinta-feira, 04 de junho de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acidentes domésticos também afetam adolescentes; saiba como evitá-los

Adolescentes também correm riscos de sofrer acidentes em casa. Curiosos, eles experimentam itens designados para adultos, como armas de fogo, e são vítimas da falta de experiência, como ao tomarem remédios sem prescrição médica.
Segundo o médico hebiatra Maurício de Souza Lima, a principal razão para a ocorrência de emergências são os remédios. "O adolescente é imediatista: quando tem dor ou desconforto, toma medicação sem esperar que faça efeito. Às vezes, a intoxicação não é proposital, ocorre por uso abusivo."
Outras vezes, eles tomam remédios ou ingerem bebidas alcoólicas para sentirem certas sensações e acabam intoxicados. Nesses casos, o médico recomenda ligar para o Ceatox (Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas) nos telefones 0800-148110 e 0/xx/11/ 3069-8571 para receber orientação específica.
No caso de queimaduras, deve-se evitar passar qualquer produto no local. A dica é colocar o membro afetado em água fria para aliviar a dor.
As armas de fogo também causam acidentes. Para evitá-los, os pais devem guardar a munição em um local diferente e falar dos riscos. "Não é para esconder bebida alcoólica, remédios nem armas a sete chaves. Os pais têm que conversar sobre as implicações de algumas condutas, do uso indiscriminado de certas coisas."


Texto Anterior: Na prateleira: Produtos são feitos com resíduos
Próximo Texto: Poucas e boas: Desatenção piora notas no futuro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.