|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
POUCAS E BOAS
Desatenção piora notas no futuro
Um estudo feito na UC Davis,
na Califórnia (EUA) concluiu
que a desatenção de uma criança no início da vida escolar tem
o efeito negativo mais forte em
seu desempenho ao final do ensino médio -sem levar em consideração o resultado do QI
(coeficiente de inteligência).
O estudo analisou dados de
cerca de 700 crianças que foram acompanhadas dos cinco
ou seis anos de idade até os 17
ou 18. Foi observada a relação
entre comportamentos agressivos, desatentos e depressivos
e os resultados alcançados em
testes de conhecimentos do ensino médio.
Os autores descobriram que
a desatenção na pré-escola é o
único comportamento que prediz, de forma consistente, pontuações mais baixas em testes
de leitura e matemática feitos
mais de dez anos depois.
Segundo eles, os pais de
crianças que apresentam problemas de atenção aos seis anos
de idade não devem esperar para ver se eles desaparecem naturalmente.
O correto é procurar avaliação de um especialista, que possa detectar e resolver problemas de aprendizado ou clínicos, como a dislexia ou o transtorno do déficit de atenção, por
exemplo.
Texto Anterior: Em casa: Acidentes domésticos também afetam adolescentes; saiba como evitá-los Próximo Texto: Combate a doenças respiratórias Índice
|