São Paulo, quinta-feira, 04 de junho de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POUCAS E BOAS

Desatenção piora notas no futuro

Um estudo feito na UC Davis, na Califórnia (EUA) concluiu que a desatenção de uma criança no início da vida escolar tem o efeito negativo mais forte em seu desempenho ao final do ensino médio -sem levar em consideração o resultado do QI (coeficiente de inteligência).
O estudo analisou dados de cerca de 700 crianças que foram acompanhadas dos cinco ou seis anos de idade até os 17 ou 18. Foi observada a relação entre comportamentos agressivos, desatentos e depressivos e os resultados alcançados em testes de conhecimentos do ensino médio.
Os autores descobriram que a desatenção na pré-escola é o único comportamento que prediz, de forma consistente, pontuações mais baixas em testes de leitura e matemática feitos mais de dez anos depois.
Segundo eles, os pais de crianças que apresentam problemas de atenção aos seis anos de idade não devem esperar para ver se eles desaparecem naturalmente.
O correto é procurar avaliação de um especialista, que possa detectar e resolver problemas de aprendizado ou clínicos, como a dislexia ou o transtorno do déficit de atenção, por exemplo.


Texto Anterior: Em casa: Acidentes domésticos também afetam adolescentes; saiba como evitá-los
Próximo Texto: Combate a doenças respiratórias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.