São Paulo, quinta-feira, 04 de setembro de 2008
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EM CASA

Para durarem, acessórios devem ser lavados logo após o treino de natação

Os apetrechos mais usados na natação -touca, óculos e maiô- podem mais atrapalhar do que ajudar se estiverem frouxos ou embaçados. Para evitar o transtorno, é possível seguir algumas dicas e mantê-los úteis por mais tempo.
Os óculos devem ser lavados depois do uso somente com água -xampu e sabão podem remover a película antiembaçante do produto. Também não se deve forçar demais as tiras de borracha.
Roupas de banho feitas de lycra e elastano são as que mais sofrem com o cloro e outros agentes químicos usados para tratar a água da piscina: com o tempo, as fibras se afrouxam. "Quem treina com freqüência pode substituí-las por peças de poliamida e poliéster, mais resistentes", diz Tagli Henrique Barsotti, gerente de treinamento da Speedo. Em todos os casos, ele sugere lavar com sabão neutro, não torcer nem levar à secadora e, no caso das de lycra, não pendurar no varal.
As toucas de tecido têm mais elasticidade, mas menor durabilidade e, por isso, vêm sendo substituídas por aquelas de silicone, que requerem uma boa lavagem somente com água e atenção a objetos pontiagudos para durar mais.
Se for possível escolher, prefira as piscinas tratadas com ozônio, que contêm níveis consideravelmente reduzidos de cloro e afetam menos as roupas. As salinizadas causam desgaste semelhante ao das tratadas com cloro, o que também ocorre com a água do mar.


Texto Anterior: [+]Corrida - Rodolfo Lucena: Errar é humano
Próximo Texto: Livros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.