UOL


São Paulo, quinta-feira, 04 de dezembro de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jogos e brincadeiras

Marimbondo (kap) Meninos e meninas se dividem em dois grupos. Elas brincam de casinha, enquanto eles constroem uma casa de marimbondo. Assim que as meninas notam sua existência, tentam destruí-la. Os meninos correm e tentam "picar" as meninas.

Briga-de-galo Na água, duas crianças sobem no ombro de outras duas e tentam se derrubar. A que cair perde.

Brincadeira da perereca (tamara angap) Os homens fazem uma vagina de cera e outra de cabaça e cera. Vão até as malocas para provocar as mulheres, que tentam capturar as vaginas que estão no centro da aldeia. Os homens resistem ao ataque o quanto podem, jogando a vagina de um para o outro. Quando as mulheres conseguem pegá-la, elas a destroem.

Brincadeira do pinto (takwãiara angap) Igual à brincadeira da perereca, com a substituição das vaginas por pênis.

Brincadeira da mandioca Um índio se joga no chão, e os outros deitam por cima dele, formando uma pilha. Quando o primeiro não aguenta mais, ele rola, fazendo todos caírem.

Ywa ywa Exercita a habilidade no arco-e-flecha. Um grupo de crianças lança um aro circular feito de fibra de buriti, enquanto outro grupo tenta atingi-lo com flechas.

U'u Jogo de estratégia na areia. Um dos jogadores enterra um fio de buriti sem deixar que os outros saibam em que lugar ele termina. Para dificultar, ele coloca diversos pedaços de fio em locais diferentes da área do jogo. Em seguida, o jogador move o fio para a frente e para trás, e os outros têm de descobrir onde ele termina.

Cama-de-gato (mojarutap myrytsiowit) Usam fio de buriti para formar figuras ligadas à sua cultura, como morcegos, gaivota, peixes e cobra, entre outros.


Texto Anterior: Brinquedos
Próximo Texto: Alecrim: Frescor centenário
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.