São Paulo, quinta-feira, 05 de julho de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

apesar do frio

Queda de temperatura pede cuidados com exercícios físicos

MARIANA BERGEL
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Não adianta acreditar naquela história de que não faz bem praticar atividades físicas no frio e usar a desculpa para ficar mais tempo na cama. O exercício é recomendado, mas é preciso ter atenção redobrada para evitar lesões quando a temperatura cai.
Com o frio, as chances de contraturas musculares ou distensões são bem maiores. Como precisa manter uma temperatura constante, quando o termômetro cai, o organismo envia sangue das áreas periféricas para os órgãos vitais, deixando os músculos desprovidos de calor. "Quem faz exercícios rigorosos sem aquecimento fica vulnerável à lesão [muscular]", explica o educador físico e fisioterapeuta da Unesp (Universidade Estadual Paulista) Jayme Netto Junior.
Assim como no calor, o aquecimento é indispensável para evitar lesões musculares. Deve-se fazer alongamentos gerais, dando preferência aos músculos envolvidos diretamente no exercício. Quem vai correr, por exemplo, precisa alongar mais os membros inferiores. "No início do aquecimento, não é recomendável fazer movimentos de contração súbita [como disparar em velocidade ou pular]. A orientação é começar lentamente e sentir se o músculo está preparado para a atividade", sugere Sidney Schapiro, ortopedista especializado em traumatologia do esporte e membro da SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia).
As corridas curtas e de velocidade merecem atenção maior. Nesses casos, é fundamental dobrar o tempo de aquecimento. "É importante fazer o aquecimento em áreas externas. Mas é sempre bom procurar horários mais quentes para fazer a prática", orienta Ricardo Munir Nahas, diretor científico da SBME (Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte).
Quando começou a correr no inverno, a arquiteta Adriana César Guimarães, 29, sentia dores musculares típicas de quem não se alonga bem. "Passei a dedicar mais tempo para essa etapa e a priorizar partes que doíam mais, e as sensações desagradáveis passaram", diz.
Com as baixas temperaturas, há alteração da atividade aeróbica no organismo, que precisa de muito mais energia para conseguir o mesmo desempenho obtido nos dias quentes.
Para compensar essa perda de energia, é importante agasalhar-se logo após a atividade física.


Texto Anterior: Os ingredientes dos 'cosméticos orais'
Próximo Texto: [+]Corrida - Rodolfo Lucena: Não vá morrer por aí
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.