São Paulo, quinta-feira, 05 de agosto de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quem diria!

Rugas precoces

Francisco Medina/Associated Press
Quem passa o dia inteiro em ambientes com o ar-condicionado ligado pode ter rugas mais cedo. De acordo com Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, o aparelho, principalmente quando produz ar frio, retira parte da umidade relativa do ar, limitando a transpiração corpórea. A conseqüência é o ressecamento da pele, já que a sudorese é a principal responsável pela hidratação cutânea. "A pessoa pode desenvolver rugas mais cedo do que estava previsto em seu código genético ou ainda agravá-las." Para evitar que isso aconteça, deve-se ingerir dois litros de água diariamente -para compensar a ausência de umidade do ar- e ainda hidratar a pele duas vezes ao dia.

Não dê moleza ao cigarro

Fabrizio Bensch/Reuters
Mais um motivo para largar o cigarro: quem fuma pode perder os dentes. Isso porque o tabagismo contribui para o agravamento da periodontite, doença dos tecidos que dão suporte aos dentes. Ao longo do tempo, o organismo vai reabsorvendo o osso alveolar -que sustenta o dente-, deixando a dentição "mole" até que ocorra sua perda definitiva. Placa bacteriana, gravidez e diabetes estão entre os fatores desencadeantes da doença. "O cigarro agrava, mas não a provoca", diz a dentista Cristiane Yumi Koga-Ito, da Unesp de São José dos Campos (SP). Para evitar a perda da dentição, afirma, é preciso eliminar os fatores de risco, como fumar, "além de manter uma melhor higienização bucal".

Está na cara

Bobby Yip/Reuters
É possível saber se uma pessoa tem problemas de respiração pelo formato do rosto. Aquelas que respiram pela boca desde criança -cuja síndrome é conhecida por fácies adenoidiana- possuem a face mais alongada. Do nascimento à fase adulta, o tamanho do rosto aumenta cerca de três vezes porque a respiração nasal faz com que o ar que entra e sai pelo nariz penetre nos seios da face, "empurrando o rosto para frente", diz o otorrino Olavo Mion, do HC (SP). Como as pessoas que respiram pela boca não têm esse estímulo, a parte do terço médio do rosto (região do nariz) não se desenvolve como deveria. Também é comum que tenham problemas na dentição, na fala e até na garganta.


Texto Anterior: Correio
Próximo Texto: Exclusivo para elas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.