São Paulo, quinta-feira, 05 de outubro de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ajuda infantil para arrumar a casa demanda cuidados

Estimular nas crianças o compromisso com a organização da casa é uma das missões dos pais. Mas é preciso ter cuidados redobrados na hora de eleger em quais tarefas a ajuda delas é bem-vinda a fim de evitar acidentes. "É preciso ter bom senso. Depende muito da habilidade e da idade da criança", observa Luciana O'Reilly, da ONG Criança Segura.
Atribuir a elas a organização dos brinquedos e a arrumação da própria cama, por exemplo, é uma opção segura e repleta de significação. As tarefas ao ar livre também são adequadas: ajudar a estender a roupa no varal, regar o jardim e auxiliar nos cuidados com a horta são algumas das atividades liberadas.
Produtos de limpeza devem ser mantidos à distância dos pequenos ajudantes. "Um erro muito comum é colocar esse tipo de produto em embalagens de refrigerante, o que acaba estimulando a ingestão. Alguns, como a soda cáustica e o limpa-fornos, podem causar lesões irreversíveis", lembra Iara Fiks, pneumologista do Hospital e Maternidade São Luís, em São Paulo.
O manuseio de eletrodomésticos como o aspirador de pó e o ferro de passar roupas deve ser proibido, diz Iara. "Nada que tenha energia elétrica", completa Luciana.
Ajudar a varrer e a espanar pode ser interessante, desde que a criança não seja alérgica. "É sempre bom evitar muita exposição a pó, poeira e mofo", afirma a pneumologista.


Texto Anterior: Compare
Próximo Texto: Na prateleira: Iogurte com granola e mel é rico em fibras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.