São Paulo, quinta-feira, 06 de julho de 2006
Próximo Texto | Índice

Pergunte aqui

CAL
"Gostaria de informações sobre a cal virgem, usada na construção civil e também na cozinha, para fazer doces de mamão verde, figo, abóbora e outros. É verdade que o seu consumo ajuda o organismo na absorção de cálcio? Desejo saber que quantidade de cal pode ser utilizada em receitas sem prejuízo à saúde e, também, qual a sua composição."

MAYA H. YAMAGUTI

Segundo Maria Elisa Yaemi, nutricionista do Hospital e Maternidade São Luiz, "as antigas doceiras do interior ainda usam a cal virgem para deixar o doce de abóbora crocante por fora e macio por dentro" e a cal pode ajudar o organismo a absorver 27% a mais de cálcio. O pó é proveniente das rochas de calcário -fornos com temperatura de 1.200 C transformam o calcário em cal virgem. Depois, as rochas cozidas vão em esteiras até moinhos, onde são trituradas e recebem água para a hidratação. O processo é feito para evitar uma reação química na hora de usar o produto na construção civil.

PALADAR
"Tenho 43 anos e, de um ano para cá, tenho notado que estou perdendo o paladar. Há dois anos fiz um tratamento dentário e foram tirados vários raios-X. Será que a liberação de radiação pode ter causado o problema? Gostaria de saber se a perda do paladar é um processo normal à idade e se é possível revertê-lo."

AGID GOMES JR. (Ourinhos/SP)

Para o radiologista Israel Chilvarquer, diretor clínico do Instituto de Diagnóstico e Radiologia Odontológica (Indor), o problema não pode ter sido causado pelos raio-X. "O risco é menor do que um indivíduo por cada milhão de exames. Portanto, a alteração de paladar e outras alterações da mucosa são absolutamente improváveis. A não ser que o paciente tenha sido submetido a um processo de radioterapia". O otorrinolaringologista Geraldo Druck Sant'Anna, presidente da Academia Brasileira de Laringologia e Voz, também considera que as radiografias não devem ter causado o dano no paciente. Ele recomenda a procura de um especialista e, sobre a perda do paladar com a idade, afirma que não há correlação, "visto que o indivíduo é jovem, 43 anos".


Próximo Texto: Outras idéias - Michael Kepp: Amigas do peito
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.