UOL


São Paulo, quinta-feira, 06 de novembro de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quem diria!

No canto do olho
Mike Blake/Reuters
É desagradável, mas normal, acordar com alguma secreção esbranquiçada nas pálpebras. Sem o piscar dos olhos, as lágrimas, compostas por água, proteína e gordura, acumulam-se e formam a popular remela, diz o oftalmologista da Unifesp Ricardo Uras. Mas, se a secreção for amarelada ou espessa, é sinal de que há algum problema nos olhos, como conjuntivite.

Dor na nuca e pressão
Koji Sasahara/Associated Press
É um mito associar dor na nuca com aumento de pressão arterial. "Isso só acontece nos casos mais graves", afirma o neurologista Luiz Alcidez Manreza, do hospital São Luiz (SP). Geralmente, dor na região da nuca é causado por tensão, como a do trabalho. A hipertensão costuma ser assintomática, ou seja, a pessoa não percebe que a pressão subiu.

Cabecinha pesada
Orlando Sierra/France Presse
Não é de estranhar que os menorzinhos tropecem e levem tantos tombos! Além de estarem aprendendo a se movimentar, as crianças precisam lidar com um desequilíbrio natural, pois a cabeça é muito pesada. "A cabeça de um recém-nascido corresponde a cerca de um terço do seu peso; a de um adulto, a um décimo", explica o pediatra Marcelo Silber.


Texto Anterior: modos: Qual a melhor época da vida?
Próximo Texto: pergunte aqui
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.