UOL


São Paulo, quinta-feira, 07 de agosto de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dicas de prevenção para pais

* Avaliem: a alimentação do casal é saudável? Se os pais não derem o exemplo, dificilmente o filho seguirá suas recomendações
* Definam a regularidade com que as crianças podem comer "porcarias", eliminando-as da rotina. O caráter de exceção de uma pizza, por exemplo, irá torná-la ainda mais saborosa, pois será mais valorizada.
* Faça ao menos uma refeição por dia com a família reunida, para relembrar as regras e se certificar de que estão sendo cumpridas por todos, inclusive por vocês.
* A criança está focada no presente, por isso dizer que o alimento faz mal ou pode levar à obesidade não surte efeito. Use argumentos mais concretos e nunca valorize explicações depreciativas, como "se você comer isso, vai ficar gordo e feio".
* Não há problema em fazer concessões, contanto que não sejam frequentes e que fique bem claro que se tratam de exceções. Por exemplo, se na sua casa você só serve suco, mas os amigos do filho querem refrigerante, vá ao supermercado e compre apenas um litro para a ocasião. A concessão acaba junto com a última gota do refrigerante.
* Deixe sempre à mão frutas descascadas e cortadas, que facilitam o consumo.
* Quando comprar biscoitos, prefira os sem recheio.
* Prefira uma geladeira com quantidades menores de alimento e mais variedade para educar o paladar da criança.
* Se você possui filhos gordos e magros, não oferte mais comida ao que está magro. Você não precisa engordá-lo. O hábito saudável não serve somente para emagrecer o gordo, mas para prevenir a obesidade e outras doenças do magro também.


Fontes: Arthur Kaufman, Cyro Guimarães, Gustavo Caldas, Ivan Okamoto, Rosely Sayão, Tânia Rodrigues, Valéria Guimarães, Walmir Coutinho


Texto Anterior: O que ajuda a mudar hábitos alimentares
Próximo Texto: Algumas das ações legais
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.