UOL


São Paulo, quinta-feira, 07 de agosto de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eduardo Knapp/Folha Imagem
No Rio, sanduíches de fast-foods, como o gorduroso hambúrguer acima, serão acompanhados de uma tabela com quantidade de calorias e nutrientes; projetos têm como meta aumentar a oferta de frutas e de outros alimentos saudáveis nas cantinas das escolas


Algumas das ações legais

O processo de autoria do promotor João Lopes Guimarães Júnior, da Promotoria da Justiça do Consumidor, protocolado pelo Ministério Público de São Paulo em julho, é a mais recente de uma série de medidas que vêm sendo tomadas no Brasil para para auxiliar no controle da obesidade e os males associados a ela. O promotor mostrou a proporção entre o crescimento da obesidade infantil e o aumento do consumo de açúcar por parte das crianças, em grande parte devido aos refrigerantes. Por isso a ação pede que os fabricantes alertem os consumidores, tanto nos rótulos dos produtos quanto na publicidade, sobre o risco de uso excessivo. Também proíbe promoções, concursos e sorteios ou distribuição de brindes e prêmios como forma de estimular o consumo.
Também em julho, a Prefeitura do Rio baixou dois decretos. O primeiro estende as tabelas nutricionais aos lanches das redes de fast-food. O segundo determina que em todos os rótulos de alimentos fabricados e vendidos na cidade deve constar a quantidade de gordura trans por porção de alimento. A medida entrará em vigor em um ano e é fruto da recente eleição dessa substância como um dos principais vilões da saúde. Em Pernambuco, o deputado estadual e endocrinologista Sebastião Oliveira (PFL-PE) busca aprovar uma lei que obrigue os órgãos públicos a fiscalizar a oferta de alimentos nas escolas do Estado. O objetivo é dispor de mais alimentos saudáveis que hipercalóricos e de baixo valor nutricional, como salgadinhos, doces e refrigerantes.
Há também projetos de lei em estudo que pretendem tornar mais fácil a identificação do grau de risco que os alimentos oferecem à saúde.


Texto Anterior: Dicas de prevenção para pais
Próximo Texto: foco nela: "Vivo o hoje, o melhor possível do hoje"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.