São Paulo, quinta-feira, 07 de setembro de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

boquiaberto

Festival "selvagem" em SP
Capivara, jacaré, queixada e tartaruga são as principais atrações do Festival Gastronômico de Carnes Silvestres, que acontece nos dias 13 e 14 de setembro em São Paulo. As receitas são de Marcelo Fernandes, da Escola do Chef Laurent Suaudeau, e o evento conta com apoio do Ibama. Para saborear esse cardápio "selvagem", é necessário adquirir convite (R$ 35) e fazer reserva (tel. 0/xx/11/881-6910).

Combinação sem fronteiras
Se você estiver ciceroneando um cubano ou alguém que mora em Nova Orleans (EUA), não cometa o erro de apresentar a feijoada como uma exclusividade do Brasil, pois o visitante provavelmente já comeu um prato parecido. Mais próxima da brasileira, a receita cubana leva feijão preto e vários tipos de carne de porco e é chamada de Moros y Cristianos. Já em Nova Orleans, o dia tradicional de comer a versão local da feijoada, feita com linguiça, é segunda-feira.

Talheres de galhos
Ninguém sabe ao certo quando os orientais começaram a comer com palitinhos -"kuaizi" em mandarim, "hashi" em japonês-, mas o hábito é milenar, e a origem, chinesa. Esses utensílios foram mencionados pela primeira vez em um manuscrito chinês sobre cerimônias, que tem cerca de 2.000 anos. Há quem diga que os palitinhos são uma "evolução" dos galhos de árvore que os ancestrais dos chineses usavam para pegar os alimentos cozidos em fogueira.

Chocolate do demônio
Quando chegou à Europa, trazido pelas mãos dos exploradores espanhóis, o chocolate foi recebido com reserva pela comunidade religiosa. Era consumido apenas em forma de bebida, seguindo a receita asteca, e suas propriedades estimulantes passaram a ser encaradas pela Igreja Católica como resultado da atuação de espíritos malignos. Por isso, em 1650, a Companhia de Jesus chegou a proibir que seus membros, os jesuítas, ingerissem chocolate.


Texto Anterior: Alecrim: Sabor e perfume de Portugal
Próximo Texto: Ofertas zen atraem aluno ioiô e sedentários
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.