São Paulo, terça-feira, 07 de setembro de 2010
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

amanhã na sua ACADEMIA

A reportagem passeou pela feira de fitness acompanhada de um especialista em medicina do esporte. Veja o que ele achou das novidades que acabam de chegar ao mercado

IARA BIDERMAN
DE SÃO PAULO

Uma esteira que te leva para correr a São Silvestre ou um aparelho de musculação com cargas virtuais.
Talvez você nem sonhasse com isso, mas, pelas leis do marketing, as novidades podem se tornar os próximos objetos de desejo dos frequentadores de academias.
Antecipando (e criando) as demandas do consumidor, a feira de fitness IHRSA, realizada de 2/9 a 4/9 em São Paulo, montou a "Academia dos Sonhos", para expor o que há de novo ou nem tanto no mundo da malhação.
Na feira, que reuniu 130 empresas e movimentou cerca de R$ 40 milhões, as maiores apostas foram programas de computador para turbinar os básicos da academia: esteira, bicicleta e aparelhos de musculação.
Equipamentos para treinos mais funcionais, como a bicicleta estacionária que se mexe de acordo com os movimentos do usuário, também ganharam destaque.
A Folha convidou o médico do esporte Pablius Staduto Braga da Silva, da Sociedade Paulista de Medicina do Esporte, para avaliar as reais vantagens que os alunos podem encontrar na academia dos sonhos.

CORRIDA VIRTUAL
As esteiras da Movement ganharam um painel que permite simular corridas em circuitos como o da São Silvestre, em São Paulo, ou o da Maratona de Paris. Na tela, o aluno acompanha o mapa do circuito, enquanto o programa vai mudando a inclinação da esteira de acordo com as variações do terreno real.

Para Pablius, imaginar um circuito de verdade pode motivar o aluno. Mas a grande vantagem é para quem quer treinar corrida de rua. "A esteira habitua o corpo ao circuito real. É um bom ensaio para a prova", diz o médico.

SPINNING CONTROLADO
A Schwin AC Performance, da Welness, é a primeira bicicleta de spinning com painel que informa carga, velocidade, distância, tempo, calorias gastas e batimento cardíaco do aluno.
"É bem interessante, porque permite um controle individual do treino, mais difícil de ser feito em uma aula coletiva como a de spinning", diz Pablius.
O modelo também é o primeiro do mercado com freio magnético, que aumenta a resistência de forma mais homogênea. Segundo o médico, isso diminui o desgaste físico durante o treino.

BIKE ARTICULADA
Uma bicicleta estacionária que não fica exatamente parada, mas oscila conforme os movimentos do usuário, como uma bike de rua.
Desenvolvida pela SolidTech, a bicicleta articulada facilita o alinhamento dos joelhos, tornozelos e coluna cervical, causando menos impacto nas articulações. Além de prevenir lesões, ajuda o aluno a desenvolver o equilíbrio, segundo Pablius.

CARGA INVISÍVEL
Nos aparelhos de musculação da Movement, os pesos não aparecem. Para selecionar a carga, o aluno toca a tela de computador acoplada. E daí? Daí, nada. Para o médico do esporte, isso não faz a menor diferença no treino.


Texto Anterior: Roda e avisa: Produtos, serviços e ideias para o corpo e o espírito
Próximo Texto: Crudívoros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.