São Paulo, quinta-feira, 07 de dezembro de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

inspire respire transpire

Circulação de energia

Usados como preparação para aulas de artes marciais, exercícios de chi kung revitalizam e fortalecem o corpo

Rodrigo Paiva/Folha Imagem
A professora Maria Angela Soci durante aula do método


FLÁVIA MANTOVANI
DA REPORTAGEM LOCAL

O s movimentos são redondos, suaves, como em câmera lenta. A música oriental cria um clima relaxante e ajuda a deixar para trás a barulheira da rua, a poucos metros da avenida Paulista. Em minutos, os alunos ficam totalmente concentrados enquanto fazem uma seqüência de posições, algumas com nomes que remetem à natureza, como "vôo do ganso" e "acariciando nuvens".
Assim é uma aula de chi kung, método chinês baseado em posições e exercícios que trabalham com a energia vital (o "chi"). "O "chi" é como a gasolina do nosso corpo. Os exercícios revitalizam e fazem a energia circular", diz Maria Angela Soci, professora de chi kung e presidente da Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan.
Presente na China desde os primórdios da civilização, em geral o chi kung funciona como uma preparação para a prática de artes marciais como o tai chi chuan e o kung fu.
O método é basicamente preventivo, mas pode ajudar quem tem doenças como fibromialgia e problemas articulares ou circulatórios. "Não tem contra-indicação. Respeitamos muito os limites dos alunos."
Segundo Soci, os praticantes ganham força, resistência e alongamento e trabalham a concentração e o equilíbrio emocional. Os exercícios são cadenciados com a respiração, e a postura é realinhada.
E dá para perceber o ganho na circulação da energia corporal? De acordo com Soci, alguns sintomas são o aquecimento das mãos e dos pés e a tranqüilização da mente. "Os chineses dizem que temos que ter as extremidades quentes, mas a cabeça fria", resume.

Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan; www.sbtcc.org.br; tel.0/ xx/11/3884-8943


Texto Anterior: Tem bichinho
Próximo Texto: Corrida/ Rodolfo Lucena: Puro sexo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.