São Paulo, quinta-feira, 08 de janeiro de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Pele sensível
"Tenho a pele do calcanhar extremamente sensível. Gosto de fazer caminhadas, mas, após uma semana praticando essa atividade, a pele do meu calcanhar já fica esfolada, impossibilitando-me de usar qualquer sapato fechado. Achei que o problema fosse provocado pelo tênis, mas já experimentei vários modelos e o esfolamento continua. Acho estranho que a pele do calcanhar submetida a um atrito constante, em vez de criar uma crosta protetora -como acontece com as mãos, que ficam calejadas-, continue tão fina e sensível. Por que isso acontece e qual a solução?"
Yara de Barros, Campinas, SP

O atrito realmente pode provocar um espessamento localizado da pele (hiperqueratose), mas nem sempre isso acontece. Se a pele, mesmo submetida a atrito, continua sensível, o tratamento é hidratá-la bastante, recomenda o dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Estética - Regional São Paulo. "Dê preferência a hidratantes potentes, como aqueles formulados à base de uréia", diz ele.

Geladeira sob suspeita
"Passo grande parte do dia sentado ao lado de uma geladeira, estudando. Gostaria de saber se esse eletrodoméstico emite algum gás que pode ser prejudicial à minha saúde."
Hugo de Araújo Paula, Juiz de Fora, MG

Se a geladeira estiver bem conservada, não há risco para a saúde. "Os gases ficam presos dentro do sistema de refrigeração do aparelho, portanto não há perigo de toxicidade", afirma o clínico-geral Roberto Abrão Raduan, da Beneficência Portuguesa (SP). Caso haja vazamento, a pessoa pode sentir algum desconforto respiratório ao aspirar os gases emitidos irregularmente pelo eletrodoméstico com defeito. Se isso ocorrer, é melhor evitar permanecer muito tempo ao lado da geladeira e fazer uma checagem do sistema de refrigeração.

Depilação masculina
"Produtos como sprays depilatórios oferecem algum risco à pele? Tem algum tipo de contra-indicação? Gostaria de usar esse tipo de produto para depilar peito e barriga. Posso?"
M. N., Lorena, SP

Existem alguns cuidados a serem observados antes de utilizar produtos depilatórios em creme ou spray. "É importante ler atentamente todas as informações da embalagem para que não haja risco de desencadear algum processo alérgico", diz a dermatologista Ana Paula Pierro. Mesmo quem nunca teve alergia deve testar o depilatório em uma pequena região do corpo e aguardar 24 horas para verificar se não há reação alérgica. Além disso, esses produtos não devem ser aplicados se a pele estiver irritada ou machucada. "Ao manusear o produto, deve-se evitar contato com a região dos olhos", orienta. "Se a pele apresentar qualquer reação diferente, procure um dermatologista."


Texto Anterior: Quem diria!
Próximo Texto: Níquel é o maior vilão da vaidade dos alérgicos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.