São Paulo, quinta-feira, 08 de janeiro de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CORRIDA

Passe o ano correndo

Veja quais são as principais corridas de rua de 2009 e conheça dicas de especialistas para quem decidiu começar

Leo Dennis/France Presse


FERNANDA BASSETTE
DA REPORTAGEM LOCAL

Se entre as suas promessas de Ano-Novo para manter hábitos mais saudáveis está começar a correr, prepare o tênis, as meias e as roupas confortáveis para uma "maratona" de provas de rua. A Folha publica hoje um calendário com as principais corridas de 2009 e traz dicas de especialistas para quem quer tentar deixar o sedentarismo de lado.
De acordo com Luciana de Matos, responsável pelo Ambulatório de Cardiologia do Exercício e Esporte do InCor (Instituto do Coração) e cardiologista do Centro de Reabilitação do hospital Albert Einstein, a primeira providência a ser tomada antes de sair correndo por aí é procurar um médico do esporte e pedir todos os exames necessários para saber se há condições de saúde para praticar essa atividade.
Outra dica importante para os sedentários é nunca começar uma atividade física pela corrida, e sim por caminhadas. Segundo o médico do esporte Milton Mizumoto, que também é nutrólogo, o ideal é começar caminhando pequenas distâncias e, à medida que vai ganhando condicionamento físico, intercalar com trotes.
Segundo Matos, se a pessoa fizer um condicionamento adequado com ajuda de profissionais, o coração estará preparado em três meses. Mesmo assim, de acordo com ela, o ideal é fazer exercícios regularmente para evoluir do sedentarismo para a corrida em seis meses. "Antes disso, pode haver sobrecarga", avalia. Mizumoto concorda. "Para distâncias de cinco ou dez quilômetros, seis meses de treino são suficientes. Para as maratonas, é preciso treinar ao menos um ano", sugere.
Os treinos dependem do objetivo de cada pessoa. Mas a sugestão para quem está saindo do sedentarismo é treinar três vezes por semana. A cardiologista também orienta as pessoas a correrem uma prova a cada seis semanas e apenas duas maratonas por ano para evitar sobrecarga cardíaca.
"Uma prova é muito mais do que um treinamento, por isso a gente não indica corridas mensais. Você não precisa correr uma maratona por mês para ter saúde. O descanso é o grande segredo do bom treinamento", afirma. A alimentação deve mudar, se necessário, de acordo com as orientações médicas. "Se a pessoa deixar de comer carboidrato, por exemplo, ela perde massa magra e não é esse o objetivo do exercício. Não é preciso abrir mão de nenhum alimento, é necessário apenas aprender a comer", disse Matos. Os preços e as datas estão sujeitos a alterações.

Confira o calendário com as principais corridas de 2009


Texto Anterior: Neurociência - Suzana Herculano-Houzel: Paixão duradoura
Próximo Texto: + Corrida - Rodolfo Lucena: Enfrentando a dor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.