São Paulo, quinta-feira, 08 de março de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como é a prova com obstáculos

DA REDAÇÃO

A primeira imagem que costuma nos vir à cabeça quando alguém fala em corrida de obstáculos é a da prova de... barreiras, aqueles estorvos brancos, altos e finos, que são derrubados a torto e a direito durante a prova.
Não é nada disso. Corrida com barreiras é uma coisa e com obstáculos, outra.
As primeiras, mais conhecidas, são provas de velocidade. Já as corridas com obstáculos são provas de fundo, mais longas, e as barreiras são maiores e mais pesadas. Cada uma (são quatro) tem, na prova feminina, 76 cm de altura e espessura de 12 cm (onde o atleta pode apoiar um dos pés ao saltar). No comprimento, costumam ocupar pouco mais de duas raias.
"Na prova de barreiras, se você bater em uma delas, ela cai; na de obstáculos, você cai", resume Zenaide Vieira.
Há ainda um fosso com água, da mesma altura (inicial) das barreiras. O espelho d'água a ser transposto tem 3,06 m (+-2 cm) na prova feminina.
Nas provas de obstáculos, é muito difícil predefinir o número de passadas entre os obstáculos (colocados em intervalos de 78 metros). Os atletas correm juntos, mudam de posição e podem até transpor os obstáculos e o fosso no mesmo instante. (RL)


Texto Anterior: Atletismo: Derrubando barreiras
Próximo Texto: Pernas longas ajudam no desempenho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.