São Paulo, quinta-feira, 08 de março de 2007
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MÉTODO

1. Para organizar qualquer coisa na vida, uma agenda ou um caderno é fundamental. É o lugar onde serão planejadas todas as tarefas relativas à organização da casa -as que serão realizadas pessoalmente e as que serão delegadas

2. Se ocorrer um surto de organização, daqueles que dá vontade de arrumar tudo de uma única vez, calma. Tirar tudo dos armários ao mesmo tempo não funciona. Escolha uma área por dia para a arrumação: uma ou duas portas do armário, as gavetas, as prateleiras e assim por diante. Escolha um cômodo da casa para começar e passe para o seguinte apenas depois de terminado o primeiro

3. Respeite seus limites. A maioria das pessoas não agüenta mais de quatro horas arrumando a casa. Se o seu limite for muito baixo, não desanime: o mais difícil é começar; depois de arrumar a primeira prateleira, o resto vai por inércia -geralmente, conseguir ter um espaço em ordem ativa o sistema de motivação para se seguir arrumando

4. Por onde começar? Arrume primeiro o que mais incomoda e atrapalha o seu dia-a-dia. Se a cozinha está um caos, mas os moradores da casa fazem quase todas as refeições fora, pode ficar para depois. Nesse caso, é melhor arrumar o armário de roupas e perder menos tempo todas as manhãs na hora de escolher (e encontrar) as roupas para ir trabalhar

5. Outra técnica é começar pelo mais difícil: é aquela pilha de papéis na escrivaninha que nunca diminui? Dedique-se a arrumar sua mesa de trabalho em primeiro lugar

6. Um método básico de três passos serve para arrumar qualquer área, do escritório à lavanderia
a) Separe todos os objetos ali guardados ou acumulados em três pilhas ou montes: o que vai ser arrumado na área em questão, o que vai ser guardado em outro cômodo e o que vai ser doado ou jogado fora
b) Agrupe o que vai ser arrumado nesse cômodo e coloque nas gavetas, armários ou prateleiras
c) Terminado esse passo, leve os objetos da pilha "outro cômodo" para os devidos locais e livre-se da terceira caixa

7. Uma boa forma de agrupar os objetos é seguir critérios de uso (roupas de inverno, louça do dia-a-dia, livros de consulta constante, lápis pretos). Outras classificações, como guardar juntas roupas da mesma cor, também podem ajudar. Mas não crie muitas variáveis: um critério lógico pode ser seguido por qualquer pessoa e facilita a manutenção da ordem

8. Para manter a organização, cada morador da casa deve ser o responsável por guardar, após o uso, seus pertences. Roupas, especialmente, devem ser guardadas sempre por seu dono. Para peças e objetos de uso comum, como roupa de cama ou livros, é preciso informar, com clareza, onde e como serão guardados. Isso porque, mesmo que o critério de organização pareça claro para quem fez a arrumação, não o é necessariamente para os outros

ARMÁRIOS
9. Roupas fora de uso ocupam um espaço precioso e dificultam a arrumação -você não sabe nem o que fazer com elas, nem onde guardá-las. Pratique o desprendimento e aproveite a hora da arrumação para doar peças que não estão sendo aproveitadas

10. Dica das organizadoras de armários: a peça que não foi usada por duas estações (dois verões, por exemplo) pode sair para sempre de seu guarda-roupa, mesmo que esteja nova e impecável. Separe uma caixa ou sacola grande para ir colocando as roupas que serão doadas enquanto faz a arrumação

11. No caso de peças como um casaco pesadíssimo de inverno, usado apenas em viagens ao exterior, coloque em um saco plástico (se a roupa não for de couro) e guarde na parte mais alta do armário, como o maleiro. Se houver várias peças desse tipo, coloque-as em uma caixa grande, com tampa, e cole uma etiqueta na frente descrevendo o conteúdo (casacos, roupas de inverno etc.)

12. Separe as roupas por "famílias": vestido com vestido, terno com terno e assim por diante. Cada família mora junta no armário

13. Pendure primeiro as roupas muito compridas (sobretudos, vestidos longos). Em geral, há menos espaço para elas nos armários

14. Guarde em cabides: vestidos, blazers, casacos, calças, camisas; nas prateleiras: camisetas, moletons, malhas de lã; nas gavetas: calcinhas, sutiãs, cuecas, meias, lenços, biquínis, cangas e pijamas. Se faltar espaço, as camisas de colarinho podem ir, muito bem dobradas, para as prateleiras, e as camisetas vão para as gavetas em forma de rolinhos. Cintos e gravatas devem ficar pendurados em suportes próprios que podem ser afixados na porta do armário

15. Coloque em primeiro plano o que é usado com mais freqüência: roupas íntimas na primeira gaveta, calças e camisas de trabalho no centro do armário. Roupas de festa ficam penduradas no canto ou nas prateleiras mais altas

16. Não guarde roupas que precisam de algum conserto -pregar um botão, costurar uma barra. Faça isso antes de guardar, não na hora em que precisa vestir a peça

COZINHA E DESPENSA
17. Faça a arrumação com papel e caneta à mão. Ao arrumar, você verá itens que estão faltando nas prateleiras e na geladeira. Anote imediatamente e boa parte da lista de supermercado estará resolvida

18. Na geladeira, tire os alimentos estragados e coloque bem à vista os que estão próximos da data de vencimento. Coloque os alimentos em recipientes com tampa, de preferência transparentes para todos poderem ver o que há dentro. Recipientes quadrados podem ser colocados um em cima do outro, economizando espaço

19. Organize os alimentos não perecíveis por fileiras, do fundo para a frente: atrás, ficam os com maior prazo de validade, na frente, os que precisam ser consumidos primeiro. O ideal é visualizar todos os diferentes produtos na parte da frente da prateleira. Os produtos mais usados ficam nas prateleiras de mais fácil acesso

20. Separe os talheres de mesa dos usados para cozinhar (colher de pau, facão etc.). Se possível, estes últimos devem ficar na primeira gaveta ao lado do fogão. Utensílios grandes como escumadeiras e conchas podem ser pendurados em ganchos na parede, para não entulhar as gavetas

BANHEIROS
21. Jogue fora todos os produtos que já perderam o prazo de validade. Embalagens semicheias com produtos que não são mais usados (o xampu que ressecou os cabelos, o perfume que que não deu certo) podem ser distribuídas entre conhecidos. Deixe acessível os produtos de uso diário e coloque no fundo do gabinete da pia os de uso eventual

22. Cada usuário do banheiro pode ter um cesto de plástico para seus artigos de uso pessoal, o que evita a bagunça em cima da bancada da pia

23. Apesar de ser muito comum, guardar medicamentos no banheiro não é recomendado. Providencie uma caixa com divisórias para os remédios e leve-os para outro cômodo mais fresco e seco

24. Para manter a ordem no banheiro, a regra é "quem usa cuida". Deixe um pano absorvente no local para tirar restos de pasta de dentes ou cremes que pingaram na bancada. Cada um fica responsável por manter o seu cesto para guardar artigos pessoais em ordem, não deixando o aparelho de barbear ou a escova de cabelo jogados em qualquer canto, por exemplo

CRIANÇAS
25. Cestos e caixas para guardar brinquedos são a solução de organização mais prática e rápida para quem tem filhos pequenos. É melhor ter várias caixas médias do que uma grande, para não ser preciso jogar tudo no chão na hora de encontrar aquele carrinho que está no fundo da caixa. Elas também servem para agrupar os tipos de brinquedo (caixa de bonecos, de bolas, de jogos etc) e podem ser transportadas para outros cômodos da casa

26. Não espere que crianças muito pequenas arrumem tudo sozinhas. Elas devem participar, sim, mas com a ajuda de um adulto

27. Coloque no quarto ganchos baixos para a criança pendurar objetos como a mochila, o boné e o agasalho. Elas fazem isso na escola, portanto têm capacidade de fazer o mesmo em casa, certo?

28. Sempre que possível, chame os pequenos quando você for guardar as roupas deles no armário, narrando o que está fazendo: aqui ficam as camisetas, nessa gaveta as meias etc. Assim, eles saberão onde encontrar as peças quando quiserem e aprenderão como guardá-las por conta própria mais tarde

29. Quando a criança já sabe tirar sua roupa sozinha, ela também pode aprender que a peça tirada não fica jogada no chão, mas vai para um lugar específico, como o cesto de roupa suja

30. Um porta-talheres na gaveta da escrivaninha facilita a organização de lápis, borrachas, tesouras, canetas etc.

PAPELADA
31. Guarde contas, documentos, recibos, garantias e endereços de assistência técnica em um único fichário com plásticos e divisórias ou em uma pasta sanfonada. Escreva, nas divisões do fichário ou da pasta, o que vai dentro: água, gás e luz; aluguel, condomínio e IPTU; recibos de prestadores de serviço; seguros etc. As últimas divisórias ficam para papéis que são pouco utilizados, como escrituras e certidões

32. Tenha uma outra pasta para guardar o arquivo morto. A cada seis meses, tire do fichário da casa papéis antigos e guarde o que for preciso no arquivo morto, que pode ficar no fundo de um armário. Nesse arquivo ficam documentos que devem ser mantidos por prazos de até cinco anos, como o IPTU

33. Quando estiver arrumando os papéis, separe em uma pasta simples, dessas de elástico, tudo o que será necessário para a declaração do imposto de renda: recibos médicos e escolares, declaração de rendimentos, documentos bancários. Guarde junto a última declaração preenchida. As declarações de outros anos podem ir para o arquivo morto (elas devem ser guardadas por cinco anos)

34. Ataque os locais em que são acumulados centenas de bilhetes, "post-its" e pedaços de papel em geral, como a mesa ao lado do telefone. Anote na agenda os números que precisam ser guardados e jogue fora os papéis soltos

LIVROS, CDs, DVDs
35. Separe os livros em pilhas por gênero (clássicos, policiais, obras de referência etc), já separando aqueles que não interessam mais e podem ser doados. Escolha uma pilha e arrume na prateleira, deixando juntos todos os livros que são do mesmo autor. Coloque uma pequena etiqueta na prateleira com o gênero dos livros ali arrumados. Faça o mesmo com as outras pilhas. Use separadores para dividir um gênero de outro na mesma prateleira

36. O ideal é deixar todos os livros na vertical. Mas, se houver um exemplar de determinado gênero muito alto, é melhor deixá-lo deitado sobre os seus congêneres do que em outra prateleira mais alta

37. CDs e DVDs também podem ser organizados por gênero, no mesmo esquema dos livros. Coloque-os verticalmente na prateleira, com o título voltado para fora

NECESSIDADES ESPECIAIS
38. Quando um morador da casa tem dificuldades motoras ou visuais ou acabou de se submeter a uma cirurgia, precisa de cuidados especiais e de uma organização do espaço facilitadora para ele e para seus cuidadores. Sempre que houver problemas de locomoção, o ideal é tirar os tapetes soltos, que escorregam. Uma alternativa é colocar tiras antiderrapantes sob esses tapetes

39. Se há limitações visuais, coloque lâmpadas mais potentes na casa. É uma medida simples, mas capaz de evitar muitos acidentes

40. Se a pessoa não pode sair da cama, arrume cestas com divisórias para fazer os kits do convalescente: uma para produtos de higiene pessoal, uma para medicamentos, outra para livros e revistas etc.

41. Em alguns casos, como infecções, arrume um cesto de roupa suja exclusiva e lave as roupas do doente separadamente

PARA ORGANIZAR EM ATÉ 15 MINUTOS
42. Gastar 15 minutos por dia em tarefas de organização pode evitar semanas de caos. Esse tempo é suficiente, por exemplo, para anotar na agenda todas as tarefas do dia seguinte e programá-las em uma seqüência lógica, que economiza tempo e faz o dia render mais

43. Em 15 minutos, é possível tirar da geladeira tudo o que está vencido e, ao mesmo tempo, preparar a lista do supermercado

44. Escolha uma gaveta e a arrume nesse período. Ou limpe o fichário da casa, tirando a papelada velha que vai para o arquivo morto ou para o lixo

45. Recebeu uma visita inesperada? Em 15 minutos, você arruma o básico, nessa ordem:
a) banheiro: passe um pano absorvente na pia, troque a toalha de rosto e de chão, confira se há papel higiênico no suporte, coloque um sabonete novo, se necessário, troque o saco de lixo;
b) sala: tire copos usados, limpe cinzeiros, arrume a manta do sofá e as almofadas, tire vasos com flores murchas;
c) cozinha: se a pia estiver cheia de louça e de panelas, coloque o que for possível no tanque da área de serviço. Pratos sujos podem ser empilhados no canto da pia e cobertos com um pano. Lave os copos e deixe no escorredor

Fontes: CRISTINA PAPAZIAN, organizadora de casas; JOSÉ LUIZ CUNHA, diretor da OZ! Sistema de Organização; LAURA BORTOLAI, organizadora de casas; livro "Acabe com a Bagunça" (Publifolha)


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