UOL


São Paulo, quinta-feira, 08 de maio de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Chá e emagrecimento
"Tenho 46 anos e 51 kg. Em um ano, perdi 10 kg. Estou com a mania de, após as refeições, tomar uma xícara de chá bem quente, quase fervendo. Isso está relacionado com a perda de peso? Qual o efeito do chá quente para o estômago e o resto do corpo?"
Inês Nakao, Curitiba, PR

A perda de peso pode ser intencional, promovida pela redução do consumo de calorias e/ou pelo aumento da atividade física, ou involuntária, provocada por alguma doença, explica o nutrólogo Celso Cukier, do hospital São Luiz (SP). Se houve mudanças na alimentação ou na prática de exercícios, não há motivo para preocupação. Caso contrário, é recomendável consultar um médico. "Não há nenhum estudo científico que comprove a perda de peso devido à ingestão de chá", afirma Cukier. Ele alerta que qualquer bebida, consumida em temperaturas muito elevadas, pode causar lesões na boca e no esôfago.

Fibrose pulmonar
"Segundo diagnóstico médico, tenho broncopneumopatia intersticial idiopática multifocal. Li uma reportagem sobre fibrose pulmonar. Esses problemas são iguais? Quais são as causas? E qual o tratamento?"
Ignez Prado, São Paulo, SP

Idiopático é um termo utilizado para indicar que a origem de um determinado problema de saúde é indeterminada. Isso pode ocorrer em alguns casos de broncopneumopatia intersticial. "Já a expressão broncopneumopatia intersticial abrange várias doenças pulmonares -infecciosas, reumáticas e imunológicas", afirma o pneumologista Maurício Bagnato, do pronto-atendimento do hospital Sírio Libanês (SP). Cada uma dessas doenças tem seus próprios sintomas e causas, e o tratamento varia de acordo com esses fatores, diz Bagnato. A chamada fibrose pulmonar -formação irregular de tecido fibroso nos pulmões- é uma possível consequência de muitas dessas doenças, podendo ocorrer ou não em um quadro de broncopneumopatia intersticial.

Riscos do suplemento
"Treino musculação três vezes por semana para ganhar massa muscular. Indicaram-me um suplemento que contém pró-hormônios. Ele pode prejudicar minha saúde? Se for prejudicial, o que posso tomar?"
A. S., via e-mail

Sem supervisão médica, é perigoso ingerir suplementos, principalmente aqueles que contêm hormônios e pró-hormônios. "As consequências podem ser desde diabetes até câncer de fígado e de próstata, entre outros problemas graves", afirma Marcelo Baboghluian, especialista em medicina do esporte. Para ganhar massa muscular, o recomendável é personalizar o treinamento, associando-o a uma dieta balanceada, que pode ser orientada por um nutricionista. "Os resultados obtidos são duradouros e de qualidade", diz o médico.


Texto Anterior: quem diria!
Próximo Texto: Aparelho corrige dentes sem "metalizar" sorriso
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.