UOL


São Paulo, quinta-feira, 08 de maio de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Médico em ação na academia

Nos EUA, a figura do personal physician é comum. Foi de lá que o clínico-geral Luis Fernando de Barros Correia, do hospital Samaritano (RJ), trouxe o conceito do médico que acompanha pacientes com estado de saúde delicado na academia.
"Muitos pacientes com diabetes ou pressão alta, por exemplo, precisam fazer exercício, mas entram em uma academia e logo desistem por medo", diz o médico. Atualmente ele acompanha dois diabéticos com problemas coronarianos. Ele fica junto do personal trainer quando este monta o programa de exercícios e acompanha o paciente no início do treinamento, indo medir a pressão arterial, controlar os batimentos cardíacos e supervisionar a sua evolução. "Depois desse acompanhamento mais intenso, as visitas podem ser quinzenais", diz Correia. O serviço custa o equivalente a uma consulta. O importante, segundo o médico, é proporcionar segurança ao paciente para que ele mantenha-se firme na atividade.


Luis Correia: 0/xx/21/2249-7891


Texto Anterior: Nutricionista que fica no pé
Próximo Texto: Diga quem és e eu direi a roupa
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.