São Paulo, quinta-feira, 08 de outubro de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERGUNTE AQUI

SOPA PRONTA
"As sopas instantâneas substituem uma refeição? Elas contêm muitos aditivos químicos? E têm mesmo ingredientes naturais, como pregam os fabricantes?"
RITA M. PEDROSO
(São Paulo)

Segundo a nutricionista Carolina Le Voci Sayad, do Serviço de Nutrição e Alimentação do Hospital Sírio-Libanês, as refeições não devem ser trocadas por sopas instantâneas porque esses produtos não contêm as quantidades necessárias de macronutrientes, como carboidratos, proteínas e lipídeos, nem de micronutrientes -vitaminas, minerais e fibras.
Além disso, essas sopas contêm excesso de sal e de glutamato monossódico, um realçador de sabor. "Uma pesquisa do Idec mostrou que 20% delas têm mais sal do que o recomendado pela Anvisa", recorda-se Sayad.
Segundo ela, esses produtos têm, sim, ingredientes naturais em sua fórmula, mas eles são submetidos a processos, como a desidratação, que provocam perda de vitaminas e minerais.
"Por tudo isso e pelo fato de possuírem corantes, aromatizantes e conservantes, as sopas instantâneas não são uma escolha saudável", conclui.


Texto Anterior: Outras Ideias - Anna Veronica Mautner: Direito de escolha
Próximo Texto: Correio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.