São Paulo, quinta-feira, 09 de janeiro de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quem diria!

Fome antes da hora

Henry Ray Abrams/France Presse
Um dos inimigos da nutrição é a falsa saciedade. "Quando a pessoa come apressadamente, o alimento não é bem triturado, o que causa uma dilatação do estômago", diz a nutricionista Waldinez Nogueira, da clínica Lapinha (PR). O estômago informa ao cérebro que ingeriu o suficiente. "Mas é uma falsa saciedade: em algumas horas, a pessoa sente fome novamente."

Suor pós-banho

Esta cena de "Psicose" está aqui para servir de alerta: banhos quentes, no verão, são sinônimo de suadeira. O calor, associado à umidade, causa vasodilatação, fazendo com que a temperatura do corpo se eleve e a pessoa sue. "O suor é um mecanismo de defesa que ajuda a reduzir a temperatura quando ela está muito elevada", explica a clínica-geral Letícia Vendrame.

Peso de recém-nascido

A mãe não precisa se preocupar se o bebê emagrecer nos primeiros dias de vida. Segundo o pediatra Marcelo Silber, do hospital Albert Einstein (SP), é comum a criança perder, em média, 10% do peso logo após o nascimento. "Esse peso é recuperado com o desenvolvimento e a amamentação", diz ele. No primeiro mês, o recém-nascido engorda cerca de 30 gramas por dia.


Texto Anterior: modos: Você tem inveja de quem?
Próximo Texto: pergunte aqui
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.