São Paulo, quinta-feira, 09 de janeiro de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Solução para o ronco

"O ronco tem cura? Por que roncamos e o que podemos fazer para parar de roncar?"
Luiz Felipe Eri, via e-mail

O ronco é um problema comum, atingindo de crianças a idosos, e pode ser acompanhado pela apnéia noturna -paradas na respiração que chegam a durar vários segundos. Segundo o otorrinolaringologista José Alexandre Médicis Silveira, do hospital Santa Rita (SP), frequentemente o ronco está associado a problemas que causam obstrução das vias respiratórias, como ganho de peso, alergia nasal, desvios do septo nasal e aumento do tamanho das amígdalas, das adenóides ou mesmo da língua, da úvula palatina ("campainha") e da mucosa próxima a ela. O ronco tem cura. Há vários tratamentos, que variam de acordo com a causa. "Um otorrinolaringologista pode esclarecer causas e indicar tratamentos, que vão desde pequenos procedimentos -mudança de hábitos e horários das refeições, por exemplo- até cirurgias."

Cirurgia e cicatrização

"Farei uma operação no pênis para retirada somente de pele. Poderei ter algum problema de cicatrização?"
Luciano Guimarães, Belo Horizonte, MG

A cirurgia para retirada do excesso de prepúcio -pele que recobre a glande- é chamada de postectomia (ou circuncisão). "Normalmente, pacientes submetidos a esse tipo de cirurgia evoluem muito bem", afirma o urologista Ronaldo Fontoura, do hospital Samaritano (RJ). Segundo ele, o que pode incomodar um pouco é o edema (inchaço) que surge logo após a cirurgia, mas desaparece em pouco tempo. O processo de cicatrização varia de indivíduo para indivíduo, mas a cicatriz costuma ficar muito boa e, a longo prazo, praticamente imperceptível, diz o médico.


Texto Anterior: quem diria!
Próximo Texto: drible a neura: Atrasados emperram sua rotina e a dos outros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.