São Paulo, quinta-feira, 09 de janeiro de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alecrim

Pesto renovado

Os genoveses misturaram manjericão, alho, azeite, queijo parmesão e nozes, socaram todos esses ingredientes e criaram o famoso pesto -molho bastante utilizado em pratos típicos da região, como o "troffie" (tipo de nhoque em forma de caracol) e a lasanha "mandilii di séa" (lenços de seda). Na receita de hoje, o pesto tradicional ganha um novo ingrediente: a rúcula. Mais ainda: em vez de acompanhar uma bela pasta italiana, vai incrementar uma musse de palmito. Esse prato entrou no cardápio do Buffet Petit Comité no último Natal. A banqueteira Rita Atrib diz que conheceu o pesto de rúcula na Itália, gostou do toque levemente amargo do molho e pensou que ele combinaria bem com o palmito. "Acho que dá um equilíbrio bom", diz ela, que sugere: "É possível manter a base tradicional do pesto e fazê-lo também com agrião, por exemplo".

Musse de palmito ao pesto de rúcula
Calorias (por porção ): 623; carboidratos: 8,9 g; proteínas: 8,7 g; lipídeos: 61,4 g

Ingredientes (para seis porções)
Para a musse: 300 g de palmito, 1 xícara de maionese light, 250 ml de creme de leite light, 1 envelope de gelatina em pó sem sabor, 100 ml de água, azeite o suficiente para untar e sal e pimenta-do-reino a gosto. Para o pesto de rúcula: 1 xícara de rúcula picada, 2 colheres (sopa) de manjericão picado, 200 ml de azeite, 50 g de "pignoli" ou nozes, 1 dente de alho, 50 g de queijo parmesão ralado e sal a gosto.

Modo de fazer
A musse: bata o palmito, a maionese e o creme de leite no liquidificador. Acerte o tempero, adicionando sal e pimenta. Reserve. Leve a água ao fogo e dissolva a gelatina sem deixar ferver. Acrescente a gelatina dissolvida na mistura de palmito, mexendo bem de baixo para cima. Unte uma forma de pudim com azeite e despeje o creme. Deixe gelar até endurecer. O pesto: bata todos os ingredientes no liquidificador. A montagem: desenforme a musse e cubra com o pesto. Se desejar, decore com folhas verdes (rúcula, alface, agrião etc.) e lascas e rodelas de palmito.


Receita da banqueteira Rita Atrib, do Buffet Petit Comité.


Texto Anterior: onde
Próximo Texto: s.o.s. família - rosely sayão: Não abandone o posto nem nas férias
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.