São Paulo, quinta-feira, 09 de julho de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NUTRIÇÃO

Em boa companhia

Conheça combinações de alimentos que aumentam a absorção de vitaminas e minerais pelo organismo

RACHEL BOTELHO
DA REPORTAGEM LOCAL
MAURÍCIO HORTA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Não basta escolher alimentos ricos em certos nutrientes para garantir que eles fiquem à disposição do corpo. É importante conhecer a interação entre seus componentes porque, quando consumidos acompanhados de outros, podem prejudicar ou favorecer o aproveitamento de nutrientes.
"A maioria das interações é negativa", diz a nutricionista Erika Suiter, do Hospital Sírio-Libanês. Segundo a nutricionista funcional Daniela Jobst, isso ocorre porque os nutrientes competem para ser absorvidos pelo organismo.
Mas alguns nutrientes formam boas duplas. O ferro das leguminosas, chamado de não heme, é pouco biodisponível. Entretanto, a vitamina C, presente em frutas cítricas, oxida esse tipo de ferro, o que facilita sua absorção.
Já o cálcio precisa da vitamina D para ser absorvido. Por sua vez, essa vitamina é solúvel em gordura, como as vitaminas A, E e K. Um fio de azeite sobre o peixe, além de ser fonte de gordura monoinsaturada -que protege contra doenças cardiovasculares-, aumenta o aproveitamento de vitaminas.
Com o avanço da idade, fica ainda mais importante procurar essas combinações favoráveis, pois os idosos têm mais dificuldade para aproveitar os nutrientes, diz a nutricionista Eneida Ramos, do hospital Albert Einstein. "O aproveitamento dos nutrientes depende muito da integridade da mucosa intestinal, que é comprometida com a idade."

Veja as associações de alimentos que permitem melhor absorção e eficiência de nutrientes:









Texto Anterior: Pergunte aqui
Próximo Texto: Inverno: Combate ao seco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.