São Paulo, quinta-feira, 09 de novembro de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alecrim

Crespelle é primo italiano da panqueca

Não é novidade que todo chef italiano está sempre buscando a massa perfeita, de preferência do tipo que absorva de forma homogênea o recheio e também o molho. Foi em uma dessas apetitosas experiências que nasceu o crespelle di ceci (pronuncia-se "tchetchi"). Parente da panqueca, a massa feita à base de farinha de grão-de-bico virou na mãos dos italianos uma espécie de trouxinha recheada. Além do gosto inconfundível, a receita prova a versatilidade do grão-de-bico. E ainda deixa claro que a semente, originária da costa do Mediterrâneo, não é privilégio da cozinha árabe. Confira abaixo a receita dessa massa, uma invenção saída do norte da Itália.

Crespelle di ceci
Calorias (1 porção): 533,2; proteínas: 26,3 g; lipídeos: 34,1 g; carboidratos: 35,8 g
Ingredientes (para 2 porções):
Para as panquecas: 50 g de farinha de grão-de-bico, 50 g de farinha de trigo, 1 ovo, 1 colher de sopa de azeite, 1/2 copo de água, 1 pitada de sal e 1 pitada de noz-moscada. Para o recheio: 200 g de espinafre, 1 colher de sopa de manteiga, 1/8 de cebola ralada, 100 g de ricota, 30 g de avelãs picadas grosseiramente e sal e pimenta-do-reino a gosto. Para o molho: 1 colher de chá de manteiga e rodelas fininhas de alho-poró.

Como fazer:
Peneire as duas farinhas e misture aos demais ingredientes. Deixe repousar por 30 minutos. Enquanto isso, prepare o recheio. Escalde o espinafre em água fervente salgada. Escorra, pique e refogue com a manteiga e a cebola ralada. Acrescente a ricota, as avelãs, o sal e a pimenta-do-reino a gosto. Faça seis panquecas pequenas, recheie e faça pacotinhos amarrados com tiras de alho-poró amolecidas em água fervente. Coloque os pacotinhos no forno por três a quatro minutos. Sirva-os com o molho de rodelas bem fininhas de alho-poró amolecidas em manteiga. Se quiser, enfeite cada prato com duas avelãs. Receita do restaurante Matterello.


Texto Anterior: Modos: A criança lhe pede dinheiro na rua. E aí?
Próximo Texto: Boquiaberto: Palmito tem novo selo de qualidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.