São Paulo, quinta-feira, 10 de março de 2005
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Faça os movimentos corretamente

Cobra
A meta é não ficar pendurado nos ombros nem largar o peso na curva da lombar. É preciso fazer força nos braços para sustentar o peito. Para poupar a lombar, é necessário fazer um movimento como se estivesse trazendo o púbis para o umbigo e contrair bem os glúteos e as pernas. Os pés devem estar paralelos e a cabeça levemente para cima (sem espremer a cervical). O objetivo é ficar apenas com mãos e pés encostados no chão.

Montanha ou cachorro
Quem é flexível precisa tomar cuidado para não estender demais o braço. As partes de dentro dos cotovelos devem ficar voltadas uma para a outra. As mãos devem estar na distância dos ombros, que fazem força como se quisessem se afastar ao máximo da orelha. Alinhar o pescoço é importante para alongar a cervical. Não tem problema se os pés não encostarem inteiros no chão, ao contrário das mãos, que devem fazer força até com os dedos.

Postura do guerreiro
É preciso fazer uma rotação do osso púbico na direção do umbigo para não curvar demais a lombar. Os pés devem estar alinhados e o de trás deve pressionar a borda externa no chão. O joelho da perna da frente deve estar alinhado com o tornozelo da mesma perna, sem ficar para frente ou para trás. Apesar de os braços estarem esticados para cima, é preciso fazer força com os ombros para baixo, deixando-os distantes das orelhas.

Flexão para a frente
Antes de inclinar o corpo para a frente para tentar pegar os pés, dê uma puxadinha na bunda como se tentasse arrebitá-la. Durante a postura, a força não deve ser nas costas, mas no quadril. A meta deve ser encostar as costelas na coxa e não a cabeça no joelho. Se não alcançar os pés, não tem problema, o importante é fazer o movimento correto. Use uma corda ou um lenço para dar a volta nos pés. Assim, mesmo sem pegá-los, você consegue sentir a postura com mais precisão.


Texto Anterior: Conheça as modalidades de ioga mais comuns no Brasil
Próximo Texto: Domínio do corpo: Prática de monges tibetanos une respiração e alongamento
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.