São Paulo, quinta-feira, 10 de abril de 2008
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POUCAS E BOAS

Violência contra homens

A antropóloga Amanda de Oliveira constatou que homens com mais de 60 anos também sofrem algum tipo de agressão doméstica ou ameaça.
Ela levantou dados de um distrito policial de uma cidade de médio porte do interior de São Paulo para sua dissertação de mestrado, defendida na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Dos 2.039 boletins de ocorrência registrados no DP no ano de 2004, 3% se referiram à violência cometida contra homens com mais de 60 anos. Essas vítimas eram, em sua maioria, aposentados, casados e tinham até 69 anos. "Esses idosos não eram dependentes, como poderia se pensar, mas autônomos e donos de bens", diz a pesquisadora. As denúncias foram feitas principalmente contra os filhos. Oliveira conta que a maioria dos casos de violência familiar foram motivados por discussões sobre bens e dinheiro da aposentadoria. "Isso contraria os estudos sobre violência doméstica, que não apontam relação entre a agressão e motivos financeiros", acrescenta.
Também como parte da pesquisa, ela analisou a documentação da delegacia da mulher da mesma cidade. Verificou que 4% dos 2.247 BOs foram registrados por mulheres com mais de 60 anos. Assim como ocorreu entre os homens, a maioria das agressões vieram de familiares, mas, neste caso, principalmente dos companheiros (21% dos casos).

Guia de atenção ao bebê prematuro
O "Guia de Recursos e Serviços da Cidade de São Paulo: Atenção ao Bebê Prematuro de Alto Risco e com Doenças Genéticas", que reúne 858 serviços de atendimento a esses bebês e seus familiares, incluindo instituições públicas e não-governamentais, estará disponível, a partir do dia 17/4, no site www.institutoparadigma.org.br.

Dia Nacional do Parkinsoniano
Amanhã, 11/4, Dia Nacional do Parkinsoniano, será instalado um estande na estação Brás da CPTM (r. Domingos Paiva, s/n, São Paulo) no qual médicos estarão disponíveis para responder a dúvidas sobre a doença. Haverá medição da pressão arterial do público e distribuição de folhetos com informações sobre a doença. O evento ocorrerá das 9h às 15h.

Cuidados com a saúde no inverno
O Centro de Envelhecimento Saudável do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (r. João Julião, 331, Paraíso, São Paulo) realiza no dia 15/4, das 19h às 21h, o ciclo de palestras gratuitas "Enfrentando o inverno", abordando doenças respiratórias, alimentação e cuidados com a pele. As inscrições devem ser feitas por telefone: 0/xx/11/3549-0000 (solicitar o bip 0158).


Texto Anterior: Entrevista: Abaixo o amor
Próximo Texto: Rosely Sayão: Tragédias na mídia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.