São Paulo, quinta-feira, 10 de maio de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Homens e jovens são os que mais se expõem ao sol

Ormuzd Alves/ Folha Imagem
PROTEÇÃO INSUFICIENTE
Chapéu é principal cuidado adotado por homens contra raios ultravioletas


Os homens e os jovens de 15 a 25 anos são, no Brasil, os grupos mais expostos aos efeitos nocivos da radiação solar.
Os mais jovens por costumarem ficar mais tempo sob o sol do que as pessoas mais velhas. E os homens por consideraram a proteção em relação aos raios ultravioletas sinônimo de utilizar boné ou chapéu.
Essa foi uma das conclusões de um estudo realizado em 15 capitais do país, além do Distrito Federal, pelo Inca (Instituto Nacional do Câncer) e pela Secretaria de Vigilância em Saúde, ambos ligados ao Ministério da Saúde. O estudo ressalta que os benefícios do chapéu em relação aos raios solares ainda são questionados na literatura científica.
Já as mulheres preferem proteger a pele buscando ambientes sombreados e utilizando filtro solar -cuidado que também pode estar ligado a razões estéticas.
Ainda assim, elas não estão se protegendo tanto quanto deveriam, pois aplicam o filtro solar poucas vezes durante o dia e, na praia ou no clube, entram freqüentemente na água, o que compromete o efeito do produto.
Esses problemas podem ajudar a entender por que os índices de incidência de câncer de pele não variam em relação ao gênero.
Em 2006, foram 68,1 e 68,9 casos por 100 mil entre homens e mulheres, respectivamente.

DICAS PARA MÃES MODERNAS
Para discutir os vários papéis atribuídos à mulher atualmente (mãe, profissional, dona-de-casa etc.), a Unimed Paulistana promove hoje (dia 10), a partir das 10h, a palestra gratuita "Mães do século 21 - saiba como desempenhar todos os papéis", na avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 300, em São Paulo. O evento discutirá o significado de ser mãe. Ministrada pelo psicólogo José Augusto Goldoni, a palestra será aberta ao público em geral e terá duração de uma hora. As inscrições podem ser feitas no local. Info.: 0/xx/11/3055-2800

MUTIRÃO DE MAMOGRAFIAS NO ESTADO
Cerca de 300 hospitais e clínicas do Estado de São Paulo participam de um mutirão gratuito de mamografias. Para se inscrever, é preciso ter pedido médico. A expectativa é atender 100 mil mulheres em todo o Estado. Os atendimentos serão realizados a partir do dia 19. O agendamento deve ser feito até o dia 15, por telefone, onde serão indicados os locais para o exame. Informações: 0/xx/11/3017-2060

MUSEU VIRTUAL RETRATA A TUBERCULOSE
Lançado neste ano pela SPPT (Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia), o Museu Virtual da Tuberculose resgata a história da doença que, ainda hoje, é responsável por cerca de 90 mil casos por ano no país. Não há apenas informações técnicas. O museu é rico em imagens, fotos e na cultura do que foi e é o tratamento e a atuação dos profissionais no combate à enfermidade. O site também contém entrevistas, artigos e referências de literatura, música, teatro e cinema. www.pulmonar.org.br/blog/tuberculose


HIPERTENSÃO ARTERIAL
A Associação Paulista de Medicina promove palestra sobre hipertensão arterial no dia 16, na avenida Brigadeiro Luís Antônio, 278, São Paulo, a partir das 14h. A doença atinge cerca de 25% da população brasileira. No encontro, que é gratuito e aberto ao público, dicas sobre como evitar fatores de risco da doença. Informações: 0/xx/11/3188-4252

PESQUISA SOBRE IDOSOS NO BRASIL
Uma pesquisa lançada nesta semana pelo Sesc (Serviço Social do Comércio) mostra que a percepção da chegada da velhice (foto) está associada a aspectos negativos, tanto entre os idosos (88%) como entre os entrevistados de outras faixas etárias (90%). As doenças ou debilidades físicas são, para a maioria, o principal sinal da velhice (62% dos não-idosos e 58% dos idosos). O desânimo e a perda da vontade de viver também são associados à terceira idade (para 35% dos idosos e 28% dos não-idosos).

SONO DE CRIANÇAS AFETA SAÚDE DOS PAIS
Os problemas das crianças na hora de dormir (foto) podem fazer os pais não apenas perderem o sono mas também interferir no seu bem-estar físico e emocional, segundo uma pesquisa publicada no jornal "Pediatrics". Em um estudo com mais de 10 mil famílias, pesquisadores australianos descobriram que pais cujos filhos têm dificuldades para dormir tendem a relatar uma saúde física mais debilitada e tensão emocional. Problemas do sono na infância incluem despertar com freqüência durante a noite e dificuldade para adormecer.

ENCONTRO SOBRE ESQUIZOFRENIA
No sábado (dia 12), às 13h, um encontro promovido pela Abre (Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Esquizofrenia), em parceria com o Proesq (Programa de Esquizofrenia da Unifesp), oferece um bate-papo na rua Botucatu, 862, São Paulo, para quem se interessa pelo tema. Na abertura do encontro, uma mesa-redonda discutirá a esquizofrenia e o futuro das instituições psiquiátricas. O evento é gratuito e aberto para a comunidade em geral, que poderá se inscrever por telefone ou no local. Informações: 0/xx/11/5533 -1789


Texto Anterior: Na prateleira: Weleda desenvolve kits de rosas para as mães
Próximo Texto: Rosely Sayão: Tempo e falta de tempo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.