São Paulo, terça-feira, 10 de agosto de 2010
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EMPÓRIO

Nutrição, receitas, escolhas saudáveis

TEMPERO

As sobremesas já não são mais as mesmas... Ainda bem! Há várias especiarias que podem ser usadas para dar um sabor especial a doces tradicionais. A seguir, a chef Patrícia Fontana, do hotel-escola Senac, explica como usar alguns dos seus temperos preferidos

Além do cravo e canela

FAVA DE BAUNILHA
Não existe essência artificial que reproduza o sabor da baunilha natural no preparo de cremes, sorvetes e pudins. É preciso fazer um talho na fava, no sentido do comprimento, e raspar o interior com a ponta de uma faca. Para aproveitar ao máximo a especiaria, que não é das mais baratas, a chef sugere colocar a casca dentro do açucareiro.

PIMENTAS FRESCAS
A dupla chocolate com pimenta já não causa mais estranheza. A dedo-de-moça (vermelha) e a aji (amarela) são alguns dos tipos que podem ser usados para fazer trufas, ganaches, pudins e geleias. "Em qualquer receita, é preciso tirar as sementes, que causam o ardor mais intenso, e usar luvas para manuseá-las", diz Fontana.

CARDAMOMO
Vendido em semente ou em pó, é muito usado para aromatizar o café árabe e em pães e bolos indianos. De sabor intenso, combina com frutas, pudins, arroz doce e sobremesas à base de chocolate. "Um bom jeito de começar a experimentar essa especiaria é usá-la no lugar do cravo", diz Fontana. Para aromatizar o café, coloque duas sementes na xícara e despeje a bebida por cima.

PIMENTA-DA-JAMAICA
É bem intensa e ardida, por isso deve ser usada com moderação. Combina com todas as sobremesas que normalmente levam canela no preparo. É vendida em pó ou em grão -que deve ser moído para liberar o aroma e o sabor. Fica bem em tortas, frutas cozidas ou no sorvete. Para polvilhar sobre bolos e tortas, é melhor misturar com a canela, para suavizar seu sabor picante.

ANIS ESTRELADO
O sabor suave dessa especiaria se sobressai em sobremesas mais neutras, como pão-de-ló e salada de frutas. O ideal é fazer uma calda de açúcar com algumas sementes. O que dá o aroma e o sabor adocicado são as sementinhas que ficam dentro da estrela, e que se desprendem durante o cozimento. Também funciona em sopas de frutas, peras cozidas ou como substituto da erva-doce em broas de fubá e bolos.


Texto Anterior: Neuro - Suzana Herculano-Houzel: Faça e receba cócegas!
Próximo Texto: O que eu ponho no meu carrinho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.