São Paulo, quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POUCAS E BOAS

Fruta amazônica pode ser eficaz contra cáries

Extratos da casca e da semente do bacupari, uma fruta de origem amazônica pouco conhecida em outras regiões do país, contêm substâncias químicas que podem combater micro-organismos causadores de cáries.
A descoberta foi feita por pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz e da Faculdade de Odontologia da Unicamp.
A 7-epiclusianona, encontrada em abundância na fruta, mostrou-se tão potente quanto a clorexidina, um antibiótico receitado pelos dentistas que elimina as bactérias.
A molécula é solúvel e incolor, o que facilitaria o uso em enxaguantes bucais.
Estudos anteriores já haviam demonstrado a capacidade do bacupari de matar bactérias responsáveis por doenças no intestino.
Em testes feitos com ratos, a substância não levou a alterações de comportamento ou de saúde. Para que possa ser usada comercialmente, os pesquisadores precisam ainda realizar testes em seres humanos. A 7-epiclusianona também deve ser licenciada.

Doutores da Alegria organizam eventos

Os Doutores da Alegria inauguraram um centro cultural no bairro de Pinheiros, em São Paulo. No sábado (12/9), às 10h, o coordenador-geral, Wellington Nogueira, e a atriz e palhaça Thais Ferrara promovem uma oficina para pais e filhos com foco no ato de brincar. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 0/xx/11/3061-5523, com Valéria, até amanhã. No dia 17/9, haverá palestra sobre a relação de palhaços e médicos no hospital. Inscrições: www.doutoresdaalegria.com.br.

Tratamento odontológico grátis
O Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UnG (Universidade Guarulhos) abriu cem novas vagas para diagnóstico e tratamento da periodontite, doença infecciosa que acomete a gengiva. Metade delas é para diabéticos e a outra metade, para obesos. O atendimento será na Clínica de Estudos Avançados em Odontologia da universidade, localizada na ladeira Campos Sales, 10, no centro de Guarulhos. Os interessados devem se inscrever pelo telefone 0/xx/11/2464-1674.

Pesquisas com insones e tabagistas
O Centro de Estudos em Psicobiologia do Exercício recruta pessoas com 30 a 55 anos que sofram de insônia para participar de um estudo que avaliará o efeito do exercício físico no tratamento desse problema. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail insonia.exercicio@gmail.com ou pelo tel. 0/xx/11/ 5572-0177. Já o Programa de Álcool e Drogas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas oferece tratamento para maiores de 18 anos que sejam dependentes de nicotina há pelo menos um ano e consumam mais de dez cigarros ao dia. Informações: 0/xx/11/3069-6960 ou tabagismo.grea@gmail.com.



Texto Anterior: Dia a dia
Próximo Texto: Rosely Sayão: Pílula do sexo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.