São Paulo, terça-feira, 11 de janeiro de 2011
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Para francesas, ritual de beleza é tradição

As mulheres francesas parecem ser mesmo uma exceção entre as europeias.
Em artigo publicado em julho no "New York Times", a norte-americana Ann M. Morrison trata da graça com que elas envelhecem.
A autora afirma que, na França, as mulheres podem se esquecer de tudo conforme o tempo passa, menos do senso estético.
O texto diz ainda que, no país em que a "beleza é uma tradição passada de geração a geração", as francesas gastam US$ 2,2 bilhões por ano em tratamentos faciais -tanto quanto as espanholas, alemãs e inglesas juntas, segundo dados de 2008.
Morrison compara o jeito de envelhecer das francesas com o de suas compatriotas, e conclui que a principal diferença está na forma como encaram os cuidados pessoais.
"Enquanto a americana prioriza a praticidade, as francesas enxergam o cuidado com a pele, os cabelos e o corpo como um agradável e gratificante ritual."
Entre os comentários que a reportagem suscitou no site do jornal, um comprova a tese de que é mais fácil envelhecer na França do que no Brasil ou nos EUA.
Assinado por uma leitora do Arizona, afirma que no país conhecido pela elegância de suas habitantes, uma garota de 20 anos não é vista como particularmente sexy.
"Ela pode ser engraçadinha e promissora, mas isso é tudo. Uma francesa de mais idade pode ser absolutamente sexy. Ela é segura de si, e os homens se sentem atraídos por sua autoconfiança."


Texto Anterior: Novas senhoras
Próximo Texto: Picos de felicidade estão na infância e na velhice
Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.