UOL


São Paulo, quinta-feira, 11 de setembro de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escolha entre artesanato e ecodesign

DA REDAÇÃO

Começa hoje em São Paulo uma feira que vai fazer a alegria de quem gosta de artesanato brasileiro e prestigia a reciclagem. Artesãos de 27 Estados do Brasil expõem e vendem objetos utilitários e decorativos feitos a partir de material orgânico. Bagaço de cana, fibra de banana, casca de laranja, bambu, capim amargoso e palha de milho são algumas das matérias-primas transformadas.
De Ubatuba (224 km de São Paulo), artesãs da Fundação Alavanca trazem suas bolsas criadas com sacolas plásticas e fitas de vídeo usadas. De Itariri (150 km de SP), chega o artesanato com fibra de bananeira. De Araraquara (273 km de SP), vêm objetos variados em que as cascas de laranja são a vedete. Em Jaú (296 km de SP), poderoso pólo de calçados femininos do Estado, um grupo cria a partir de restos de couro da indústria local.
A Arte da Terra Mostra e Feira de Artesanato estará aberta só até o próximo dia 13, das 14h às 20h, no Transamérica Expo Center, Pavilhão A (av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, tel. 0/xx/11/ 5643-3000). Entrada gratuita.
O design politicamente correto também ganha espaço nobre nesta semana com o evento Design & Natureza, do D&D Shopping. A edição deste ano tem como tema a utilização de produtos da floresta, além da madeira, como fator fundamental para a manutenção da qualidade de vida e do equilíbrio ecológico.
A exposição é composta de mais de 200 peças -mesas, cadeiras, poltronas, jóias, luminárias e objetos de decoração- produzidas em madeiras diversas e matérias-primas da floresta, como sementes, fibras naturais, couro vegetal, cerâmica, látex natural, cuias, coco, cipós, resina e algodão orgânico.
Entre os 75 designers, estão Nido Campolongo, André Marx, Baba Vacaro, Fabíola Bérgamo, Fernando Jaeger, Lars Diederichsen, Renato Imbroisi e Carlos Motta. A exposição vai até o dia 28 deste mês, no D&D Shopping (av. das Nações Unidas, 12.555, tel. 0/xx/11/3043-9000), de seg. a sex., das 10h às 22h; sáb., das 10h às 20h; e dom., das 12h às 19h. Entrada gratuita.


Texto Anterior: Consumidor faz doação nas compras do dia-a-dia
Próximo Texto: Alecrim: Sabor binacional
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.