São Paulo, quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMIDA

Está na mesa

Quatro chefs e nutricionistas apresentam, a pedido da Folha, dez receitas que podem ser saboreadas no local de trabalho

Karime Xavier/Folha Imagem
Salada de grão-de-bico com lascas de atum

RACHEL BOTELHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A correria do dia-a-dia no trabalho não precisa ter como consequência uma alimentação gordurosa, excessivamente calórica e com poucos nutrientes, baseada em salgadinhos e frituras.
A pedido da Folha, duas nutricionistas e dois chefs elaboraram dez receitas equilibradas e saborosas que podem ser preparadas em menos de uma hora e levadas para o trabalho. Cada uma delas serve duas pessoas. Para o lanche da tarde, no lugar de bolachas recheadas de gordura trans, eles sugerem cinco opções variadas que não ultrapassam 150 calorias.
A eventual ausência de um fogão no local também não deve ser um empecilho -as saladas, os sanduíches e a sopa sugeridos dispensam aquecimento na hora de servir, casando bem com o clima do verão.
Só não dá para escapar da geladeira. "No caso dos lanches naturais e saladas, é imprescindível armazená-los na geladeira, pois a sacola térmica não garante a temperatura adequada para assegurar que não cresçam micro-organismos", afirma Camila Alves, diretora da Apan (Associação Paulista de Nutrição). Segundo a nutricionista, em escritórios que não têm o eletrodoméstico, as opções se restringem a alimentos industrializados, o que não é "saboroso, equilibrado nem nutritivo".
Em meio a ingredientes mais triviais, destacam-se sabores diferenciados, como o do cuscuz de quinua de Renato Caleffi, chef do restaurante Le Manjue Bistrô. "Substitui a carne, é rápido de fazer e seu sabor pode ser facilmente modificado, evitando a monotonia alimentar", diz. Três quesitos que podem ser aplicados a muitas das receitas.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Gislaine Oliveira - chef do Gislaine Oliveira Gastronomia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.