São Paulo, quinta-feira, 12 de março de 2009
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ENTREVISTA

Em estudo dos EUA, cartaz sobre exercícios estimula apetite de participantes

DA REPORTAGEM LOCAL

Não é só a prática de atividades físicas que altera a sensação de fome. A mera visualização de cartazes com mensagens do tipo "Caminhe" ou "Inscreva-se numa academia" já é suficiente para fazer as pessoas... comerem mais.
A descoberta foi feita em um estudo realizado na Universidade de Illinois, nos EUA. Os participantes foram divididos em dois grupos: enquanto um observou cartazes que propunham a realização de exercícios, outro recebeu mensagens como "Faça amigos". Depois, eles tiveram acesso a petiscos -e os que haviam sido encorajados a malhar comeram cerca de 33% mais. O trabalho mostrou que mesmo mensagens sobre exercícios inseridas subliminarmente em uma apresentação já aumentam o apetite -os participantes comeram 20% mais do que os outros.
A professora de psicologia Dolores Albarracín, que liderou a pesquisa, falou à Folha sobre esse efeito.

 

FOLHA - Seu estudo focou no efeito dos cartazes sobre o consumo de comida. Mas, se houvesse uma esteira na sala, por exemplo, esses mesmos participantes não poderiam se sentir estimulados a se exercitar?
DOLORES ALBARRACÍN
- Sim, é claro. Nós nos concentramos no consumo alimentar porque esse é um efeito inesperado e potencialmente problemático.

FOLHA - O que explica essa reação? Eles sentiram culpa?
ALBARRACÍN
- Baseados em uma pesquisa prévia, publicada no "Journal of Personality and Social Psychology", nós atribuímos esse efeito à ativação de uma meta geral de ação. Significa que tanto comer como praticar exercícios podem satisfazer essa meta.

FOLHA - No seu livro, "Prediction and Change of Health Behavior" [previsão e mudança de comportamento em saúde], a senhora menciona a importância de dar orientações específicas, em vez de recomendações gerais como "exercite-se regularmente". Como eram os textos dos cartazes apresentados?
ALBARRACÍN
- Eles eram moderadamente específicos, mas como mostramos vários cartazes, eles acabaram produzindo um efeito de recomendação geral.

FOLHA - Como uma campanha para estimular a prática de exercícios pode ser realmente bem-sucedida?
ALBARRACÍN
- Para atingir isso, a campanha deveria ser apresentada quando as pessoas estão mais propensas a se exercitar do que a comer, além de abordar tanto a questão da alimentação como a da prática de atividades físicas.


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