São Paulo, quinta-feira, 12 de abril de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

As dicas dos melhores treinadores

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Nos Estados Unidos, Alex e Sherri McMillan são o casal número um da malhação: em 2006, foram eleitos os melhores treinadores daquele país pela Idea, a maior associação internacional de profissionais de fitness. Semana passada, estiveram em Santos (SP) para participar da feira Fitness Brasil, onde deram essa entrevista exclusiva à Folha.

 

FOLHA - Quais os motivos que levam a maioria das pessoas a desistir da atividade física?
SHERRI MCMILLAN -
Há várias causas. Uma é que as pessoas querem resultados imediatos e visíveis no corpo. Como não percebem logo isso, ficam desmotivadas. ALEX MCMILLAN - Outra causa importante é o fato de as pessoas não fazerem um planejamento antes de começar a atividade. A verdade é que todos nós temos muitos compromissos com a família, com o trabalho, com os amigos, mas quase ninguém pensa como vai encaixar a atividade física na agenda diária. Simplesmente se joga em alguma aula, sem pensar nos obstáculos. Daí, quando as coisas começam a ficar difíceis, aumenta a pressão no trabalho, por exemplo, a primeira coisa que é deixada de lado é a academia, a atividade física.

FOLHA - Como fazer esse tipo de planejamento?
ALEX
- Primeiro, descobrir a atividade mais adequada para suas necessidades e preferências. Ao ar livre ou dentro da sala? Individual ou em grupo? O ponto é descobrir o que vai trazer mais satisfação, mais prazer. Depois, pensar realisticamente como vai encaixar a atividade na sua agenda. Não importa se os manuais dizem que é preciso fazer tantos dias e tantas horas por semana. Se só há espaço para praticar dois dias, é isso que deve ser feito.
Isso significa, também, que os resultados vão demorar mais para aparecer. Então, é parte do planejamento estabelecer metas compatíveis com essa realidade: se o objetivo é emagrecer, é preciso contar com uma perda de quilos pequena, mas constante, mês após mês.

FOLHA - E como manter a motivação para não desistir?
SHERRI
- Se desmembrarmos o grande objetivo em pequenos passos, podemos perceber melhor os resultados, o que é motivador. Por exemplo: se a meta é perder 10 quilos em um ano, o foco deve ser um quilo a menos a cada mês. A missão cumprida anima a pessoa a seguir no programa. ALEX - A motivação vem dos resultados obtidos e perceptíveis. Por isso, quem está focado em mudanças exteriores no corpo fica frustrado, já que essas não aparecem necessariamente desde o início. O peso na balança, por exemplo, pode não baixar, mesmo se a pessoa já tiver perdido gordura corporal (a massa muscular é mais pesada do que a gorda). O foco deve ser menos nos resultados exteriores e mais na ação. O objetivo, então, é fazer o número de horas de aulas planejado, depois aumentar um pouco esse tempo, ou passar de 4 km para 6 km na esteira etc. Você foca na ação, na manutenção do hábito saudável. O resultado exterior vem como conseqüência.


Texto Anterior: Fitness: Eterno recomeço
Próximo Texto: Neurociência - Suzana Herculano-Houzel: Adolescência é coisa do cérebro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.