São Paulo, terça-feira, 12 de abril de 2011
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Chega de nude

A maquiagem natural, com cara de quem não fez nada, sai um pouco de cena. É tempo de batons escuros e sombras fortes brilhantes, em uma atmosfera que mistura clássicos dos anos 50 com a irreverência dos anos 80

DANAE STEPHAN
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Pode esquecer aquela regra que manda "apagar" o batom se a sombra for forte, e vice-versa. No inverno, olho e boca recebem cores de verdade, e as duas tendências andam juntas, sim.
Batons escuros bem delineados lembram as divas de Hollywood. "Voltaram à moda cores há muito afastadas da beleza, como uva, vinho e café", diz o maquiador Roosevelt Vanini, do salão C.Kamura. Nas peles claras, vale o contraste. Nas morenas, o resultado é mais natural.
Os olhos ganham desde cores clássicas (grafite, marrom, dourado) até tons dos anos 70, tipo verde cintilante e berinjela, juntos ou não.
O preto esfumado dá um tempo, e é substituído pelo cinza, vedete da estação.
Na pele, o efeito opaco é substituído agora pela base líquida transparente, "mais luminosa", diz Roosevelt. Pó, só na zona T, ensina ele.
O blush também precisa ser sutil, e a sobrancelha pode ser levemente clareada com uma camada fina de corretivo. "É um truque para deixar o conjunto mais contemporâneo. Se a sobrancelha for muito marcada, a maquiagem fica caricata."

HOLLYWOODIANA
Para conseguir esse resultado sofisticado sem que a maquiagem fique muito pesada, opte por uma cor de sombra opaca. Com um pincel próprio, o maquiador Roosevelt espalhou a sombra cinza escuro em toda a pálpebra móvel e rente à linha dos cílios inferiores. Depois, com o mesmo pincel, ele esfumou o contorno. Para finalizar, lápis bege na linha dos cílios inferiores e uma camada generosa de rímel preto. Na boca tom de uva (cor que andou banida, mas voltou com tudo), ele primeiro fez todo o contorno com um lápis da mesma cor do batom, que foi aplicado na sequência. Depois, contornou novamente com o lápis.

CINTILANTE
Para a pele negra, os tons mais indicados são os terrosos, com ou sem cintilância. Bronze, dourado e ouro velho ficam lindos, e podem ser combinados com marrom opaco, como nesta proposta. O maquiador aplicou a sombra bronze em toda a pálpebra superior. Nos cantos externos, esfumou a sombra marrom, de fora para dentro. Ela também foi esfumada só na parte côncava do olho, sem invadir a pálpebra. Todo o contorno foi desenhado com delineador preto. Por último, rímel. O blush terracota foi aplicado abaixo das maçãs do rosto, para afinar, e a boca foi desenhada e preenchida com marrom escuro. "Ela também poderia usar um batom vinho, uva, amora ou berinjela", diz Roosevelt.


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