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Chega de nude
A maquiagem natural, com cara de quem não fez nada, sai um pouco de cena. É tempo de batons escuros e sombras fortes brilhantes, em uma atmosfera que mistura clássicos dos anos 50 com a irreverência dos anos 80
DANAE STEPHAN
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Pode esquecer aquela regra que manda "apagar" o
batom se a sombra for forte, e
vice-versa. No inverno, olho
e boca recebem cores de verdade, e as duas tendências
andam juntas, sim.
Batons escuros bem delineados lembram as divas de
Hollywood. "Voltaram à moda cores há muito afastadas
da beleza, como uva, vinho e
café", diz o maquiador Roosevelt Vanini, do salão C.Kamura. Nas peles claras, vale o
contraste. Nas morenas, o resultado é mais natural.
Os olhos ganham desde
cores clássicas (grafite, marrom, dourado) até tons dos
anos 70, tipo verde cintilante
e berinjela, juntos ou não.
O preto esfumado dá um
tempo, e é substituído pelo
cinza, vedete da estação.
Na pele, o efeito opaco é
substituído agora pela base
líquida transparente, "mais
luminosa", diz Roosevelt. Pó,
só na zona T, ensina ele.
O blush também precisa
ser sutil, e a sobrancelha pode ser levemente clareada
com uma camada fina de corretivo. "É um truque para deixar o conjunto mais contemporâneo. Se a sobrancelha
for muito marcada, a maquiagem fica caricata."
HOLLYWOODIANA
Para conseguir esse resultado sofisticado sem que a maquiagem fique muito pesada, opte por uma cor de sombra opaca. Com um pincel próprio, o maquiador Roosevelt espalhou a sombra cinza escuro em toda a pálpebra móvel e rente à linha dos cílios inferiores. Depois, com o mesmo pincel, ele esfumou o contorno. Para finalizar, lápis bege na linha dos cílios inferiores e uma camada generosa de rímel preto. Na boca tom de uva (cor que andou banida, mas voltou com tudo), ele primeiro fez todo o contorno com um lápis da mesma cor do batom, que foi aplicado na sequência. Depois, contornou novamente com o lápis.
CINTILANTE
Para a pele negra, os tons mais indicados são os terrosos, com ou sem cintilância. Bronze, dourado e ouro velho ficam lindos, e podem ser combinados com marrom opaco, como nesta proposta. O maquiador aplicou a sombra bronze em toda a pálpebra superior. Nos cantos externos, esfumou a sombra marrom, de fora para dentro. Ela também foi esfumada só na parte côncava do olho, sem invadir a pálpebra. Todo o contorno foi desenhado com delineador preto. Por último, rímel. O blush terracota foi aplicado abaixo das maçãs do rosto, para afinar, e a boca foi desenhada e preenchida com marrom escuro. "Ela também poderia usar um batom vinho, uva, amora ou berinjela", diz Roosevelt.
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