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São Paulo, quinta-feira, 12 de junho de 2003
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Novo produto é totalmente natural e rico em substâncias antioxidantes

Goiaba vira molho de hambúrguer

Divulgação
Embalagem do novo produto Guatchup


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Goiaba no hambúrguer, no hot dog, na batata frita e até na pizza! Um produto para lá de original e bem brasileiro chega ao mercado no mês que vem anunciando vantagens animadoras.
Trata-se do molho de goiaba com sabor agridoce, do tipo ketchup, porém mais suave, sem pimenta, e que, garantem os fabricantes, também substitui bem o tradicional molho de tomate. Batizado de Guatchup (junção das palavras "guava", o mesmo que goiaba em inglês, e ketchup), ele foi desenvolvido pela Associação Brasileira dos Produtores de Goiabas (Goiabrás) em parceria com a Unicamp.
No quesito valor nutricional, leva muitas vantagens sobre a concorrência. "O molho é rico em substâncias antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce, além de a goiaba ser a fruta com maior nível de licopeno [que ajuda a previnir alguns tipos de câncer] do mundo, com cerca de 6,5 mg por 100 g de polpa", diz o nutrólogo Andrea Bottoni, que avaliou os estudos comparativos entre a goiaba vermelha e o tomate, feitos pela Goiabrás e cujos dados foram analisados pelo Ital (Instituto de Tecnologia de Alimentos). Já 100 g de polpa de tomate possuem 3,1 mg de licopeno.
O Guatchup não leva conservantes nem corantes artificiais, é totalmente natural, diz o presidente da Goiabrás, Arlindo Neto Piedade. Possui a mesma cor e a textura do ketchup, mas é menos ácido e 33% menos calórico (são 10 cal em 10 g de Guatchup contra 15 cal na mesma quantidade de ketchup) e possui 26% menos sal (70 mg de sódio em 10 mg de Guatchup contra 95 mg na mesma quantidade de ketchup), informa Piedade.
Os dados dos estudos e os benefícios do novo molho serão apresentados no 4º Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental (Ganepão), que começa hoje, em SP. "Mas não é consumindo apenas o molho de goiaba que esses benefícios serão sentidos. Nem se deve esperar benefícios com apenas um mês de consumo. Os hábitos alimentares devem ser sadios, com uma dieta diversificada. O molho entra como um bom complemento", adverte o médico.
O produto estará à venda a partir de meados de julho, em bisnagas PET, em sachês e em vidro, por um preço mais alto que os de tomate nacionais. O pote de vidro de 390 gramas, por exemplo, deverá custar entre R$ 5,20 e R$ 5,60.
O plano é lançar outras versões do molho, como picante, com manjericão e "barbecue". Segundo Piedade, o principal é pôr fim à idéia de que a goiaba só pode ser utilizada em pratos doces. (RG)


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