UOL


São Paulo, quinta-feira, 12 de junho de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alecrim

Sabores de Amado

Os sabores baianos, coadjuvantes nos romances de Jorge Amado (1912-2001), transformam-se em personagens principais no livro de sua filha Paloma Jorge Amado. Com ilustrações de Carybé (1911-1997), "A Cozinha Baiana de Jorge Amado" (320 págs., R$ 40, ed. Record, tel. 0/xx/21/2585-2000) mescla textos do escritor com o preparo dos pratos descritos em seus livros. A receita abaixo, por exemplo, é degustada em "Tereza Batista Cansada de Guerra".


Galinha de parida com pirão à moda do sertão

Carybé/Reprodução
Calorias: 703; carboidratos: 53 g; proteínas: 75,7 g; lipídeos: 19,3 g

Ingredientes (para seis pessoas)
Para a galinha: 1 galinha inteira com cerca de 2 kg; 1 tomate grande; 1 cebola grande; 1 pimentão; 3 dentes grandes de alho; 2 colheres (sopa) de vinagre; 1/2 molho de coentro; 1/2 molho de cebolinha; 1/2 colher (sopa) de cominho em pó; 1 colher (sopa) de cominho em grão e sal e pimenta-do-reino a gosto. Para o pirão: 1 cebola média; 1/2 molho de coentro; 1/2 molho de cebolinha e 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca.

Como fazer
A galinha: corte a galinha pelas juntas, sem retirar a pele. Pique bem miudinho o tomate, a cebola, o pimentão, o alho, o coentro e a cebolinha. Tempere os pedaços de galinha com os temperos picados, o vinagre, o sal, o cominho moído e a pimenta-do-reino. Deixe tomar gosto por, pelo menos, uma hora. Coloque a galinha numa panela com os temperos, ponha água suficiente para cobri-la e leve ao fogo. Quando a galinha começar a ficar macia, coloque o cominho em grão. Reserve. O pirão: corte a cebola em rodelas. Pique o coentro e a cebolinha (não muito miúdo). Na tigela de servir, coloque as rodelas de cebola, o coentro e a cebolinha picados e a farinha de mandioca. Misture. Jogue por cima o caldo fervente do cozimento da galinha -não coloque pouco, devem ser pelo menos três conchas de uma vez só- e vá mexendo com uma colher de pau. Acrescente caldo até a farinha ficar toda molhada. Sirva em seguida com a galinha. Receita de Nazareth Costa, do livro "A Comida Baiana de Jorge Amado".


Texto Anterior: Goiaba vira molho de hambúrguer
Próximo Texto: outras idéias - thereza soares pagani ("therezita"): A entrada de uma criança na escola
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.