São Paulo, quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILOSOFIA

Fazer geleia é 'cool'

Para o filósofo Nick Southgate, ter uma vida simples é o primeiro passo para quem quer ser mais feliz

MARIANNE PIEMONTE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM LONDRES

Como ser "cool" (legal, bacana, em inglês) é o tema de um dos cursos mais procurados na School of Life (escola para a vida), uma casota no West End londrino que tem como um dos fundadores o filósofo e escritor suíço Alain de Botton.
Segundo ele, a proposta é trazer o conhecimento acadêmico para a vida cotidiana. Certo, mas o que ser "cool" tem a ver com grandes pensadores? "Tudo", de acordo com Nick Southgate, 37, filósofo responsável pelo curso.
Os ingressos para o próximo, em 9 de dezembro, estão esgotados. Na entrevista que concedeu à Folha, num dos cafés do Southbank, um complexo de teatros e galerias às margens do Tâmisa, o baixinho de cabelos encaracolados disse que a primeira lição sobre o que é "cool" foi dada anos antes do nascimento de Cristo.
"Sêneca, o filósofo romano, dizia que para ser feliz é preciso não se importar com a opinião dos outros."
Ele conta que para ser "cool", segundo Aristóteles, o filósofo grego em quem ele baseia o curso, basta simplesmente viver uma vida normal.
Tão simples assim? Ele diz que sim e que descobriu isso quando foi convidado por uma grande multinacional de publicidade para descobrir o que era "cool" para ajudar seus clientes a vender mais produtos. "Foi um choque quando disse que não era a última geração de iPhone ou o jeans de tal marca que desenhavam uma pessoa "cool'", afirma.
"Ser um bom irmão, passear com os filhos no parque, fazer geleia para dar de presente aos amigos, são atitudes como essas que fazem uma pessoa ser bacana e, assim, ser mais feliz."
E ser popular no Twitter ou no Facebook? "Quantos links superam o valor da conversa que estamos tendo?" Para Southgate, a resposta é nenhum. Ser "cool" não significa ter 500 seguidores no Twitter ou mil amigos no Facebook. "Se você simplesmente ler seus e-mails com atenção e responder a eles com dedicação é provável que seja mais feliz", diz.
No quadro ao lado, veja o que Nick Southgate listou com base em ensinamentos de alguns filósofos para ter uma vida mais "cool" e feliz.


Texto Anterior: Neurociência - Suzana Herculano-Houzel: Premonições...
Próximo Texto: O que ensina a filosofia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.