São Paulo, quinta-feira, 12 de dezembro de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alecrim

Vieira é molusco com história para contar

A concha da vieira já fez história: foi símbolo para os cruzados da Idade Média e para os grupos de romeiros que percorriam o caminho de Santiago, na Espanha. Isso porque esses moluscos que vivem na areia locomovem-se abrindo e fechando suas conchas, movimento que lhes rendeu o apelido de conchas peregrinas. Sua carne é branca, firme e de sabor adocicado. As vieiras européias possuem a concha bem escura. Já as encontradas no Brasil têm conchas cuja cor varia do bege ao castanho-claro. Na receita de hoje, as vieiras podem ser substituídas por camarão, salmão ou outro peixe que agrade ao paladar do cozinheiro e de seus convidados.

Crepe de vieiras com alho-poró e camembert ao molho de damasco
Calorias (por porção ): 707,5; carboidratos: 67,7 g; proteínas: 30,8 g; lipídeos: 34,8 g

Ingredientes (para quatro porções)
Para a massa: 4 ovos, 500 ml de leite, 50 g de manteiga derretida, 200 g de farinha de trigo e 1 colher (chá) de sal. Para o recheio: 150 g de vieiras, 150 g de queijo camembert e 1/2 unidade de alho-poró. Para o molho: 200 g de geléia de damasco, 1/2 copo de água e 1 pitada de sal.

Modo de fazer
A massa: bata todos os ingredientes no liquidificador e deixe descansar por 30 min. Numa frigideira, coloque a massa e espalhe de forma homogênea até formar um crepe fino; quando a massa soltar, vire e doure do outro lado. Repita até terminar a massa. O recheio: corte o camembert e o alho-poró em pequenos cubos. Passe as vieiras rapidamente pela frigideira com um pouco de azeite e corte-as em cubos. Misture os cubos do queijo, do alho-poró e das vieiras. Recheie cada crepe com uma colher (sopa) dessa mistura. Feche como uma trouxinha e amarre com cebolinha. Leve ao forno preaquecido médio por 10 min. O molho: em uma panela em fogo médio, dilua a geléia de damasco na água e acrescente o sal. Coloque o molho sobre os crepes. Receita da chef Renata Braune, do restaurante Le Chef Rouge.


Texto Anterior: Algumas das dúvidas mais frequentes
Próximo Texto: poucas e boas: Clínica atende pacientes com lesão na medula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.