São Paulo, quinta-feira, 13 de julho de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atitudes que aproximam

1. Descubra o que está agendado para ele durante o dia. Assim, ao chegar do trabalho, sabendo o que ele fez, você poderá participar mais ativamente das conversas.

2. Deixar bilhetinhos na lancheira ou geladeira, desejando boa sorte em provas e competições ou só dizendo que está com saudades, é uma atitude bem-vinda.

3. Leve-o para o trabalho para que ele acompanhe a rotina do seu dia; isso ajudará seu filho a entender a razão de você ficar longe de casa. Proponha que ele ajude em alguma tarefa para se sentir parte do seu trabalho.

4. Se viajar a trabalho, explique onde você estará e o que fará durante o período de ausência. Mostre no mapa onde ficará e deixe com ele um calendário com o roteiro de toda a viagem.

5. Ligue para casa pelo menos uma vez por dia para falar com seu filho. A conversa não precisa ser longa, apenas gostosa e franca, sobre as atividades do dia, por exemplo.

6. Quando não puder assistir as apresentações na escola ou competições esportivas, uma forma de compensar a ausência é pedir que filmem ou fotografem o evento. A sessão de imagens, depois, funcionará como um evento para toda a família.

7. Converse com a sua mulher (ou ex-mulher) para descobrir detalhes do cotidiano dele (como são os pais dos amigos, o que assiste na TV durante o dia). Isso evitará que você fique "por fora".

8. Escolha um programa para ser feito somente por você e seu filho e faça dele um ritual (semanal ou mensal). Gaste algum tempo durante a semana programando com ele o que farão.

9. Evite ficar no trabalho além do necessário. Se possível, reserve um tempo para "desestressar" antes de chegar em casa: vá à academia, caminhe um pouco, visite um amigo. Assim, poderá usufruir melhor do tempo que tem com seu filho.



Texto Anterior: EUA se mobilizam para fortalecer a paternidade
Próximo Texto: Foco nela: Nutricionista conta preciosidades científicas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.