São Paulo, quinta-feira, 13 de setembro de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POUCAS E BOAS

Crianças se dizem insatisfeitas com o próprio corpo

Estudo apresentado na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) revelou que não são só os adolescentes que se dizem insatisfeitos com o próprio corpo.
Segundo Ana Elisa Ribeiro Fernandes, médica responsável pela pesquisa, crianças entre seis e nove anos e pré-adolescentes entre dez e 13 anos também revelaram preocupação com a sua imagem corporal.
Foram analisados 1.183 alunos entre seis e 18 anos, matriculados nos ensinos fundamental e médio em 20 escolas de Belo Horizonte.
Apesar de 80% deles estarem no peso normal, 62,6% estavam insatisfeitos com o corpo. Cerca de 34% queriam ser mais magros e 29% gostariam de ganhar peso.
Além de preencher um questionário, os participantes precisaram apontar, entre cinco desenhos de silhuetas corporais, aquela que mais consideravam parecida com a sua. Depois disso, optavam, ainda, por aquela que gostariam de ter.
Uma das explicações possíveis para o fato de as crianças estarem tão insatisfeitas pode estar na cobrança dos pais e na preocupação exagerada que eles têm com o controle de peso dos filhos.
Além disso, colaboram a cobrança da sociedade e a divulgação pela mídia de modelos de beleza. O descontentamento tem ligação direta com transtornos alimentares (anorexia e bulimia), baixa auto-estima, ansiedade e depressão.

AUTO-IMAGEM
80% das crianças tinham um peso normal, mas 62,6% queriam emagrecer ou engordar

Perto da validade, cerveja muda

Uma pesquisa da Unicamp revelou que, antes mesmo de o prazo de validade da cerveja (foto) terminar, ela perde em até 50% suas características antioxidantes e seus compostos fenólicos -com propriedades antiinflamatórias que podem prevenir doenças cardiovasculares. Os testes analisaram amostras a cada oito ou dez dias, para acompanhar o envelhecimento da bebida. Com o tempo, aumenta ainda o sabor de papelão, um indicador do processo de oxidação.

Estudo de ansiedade recebe voluntários

A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) precisa de voluntários entre 18 e 40 anos para uma pesquisa sobre ansiedade. Para participar da triagem, é preciso comprovar a conclusão do ensino médio, não apresentar problemas de voz e não ter antecedentes psiquiátricos. As entrevistas são agendadas pelo tel. 0/xx/11/5082-2382, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Medo de dirigir em foco

O centro de treinamento para condutores Dirigindo Bem promoverá palestras gratuitas com temas como traumas que levam ao medo de dirigir (foto) e formas de superar o problema, nos dias 22 e 29, em dez endereços. O telefone para inscrições é o 0/xx/11/5667-9190. Informações no site www.dirigindobem.com.br.

Evento esclarece sobre fertilidade

No domingo, dia 16/9, quem for ao parque Ibirapuera poderá fazer teste de fertilidade e esclarecer dúvidas com especialistas em medicina reprodutiva, gratuitamente, entre as 9h e as 15h. Haverá ainda uma caminhada, com início às 9h30. Quem se inscrever para a caminhada no site www.sapientiae.org.br receberá uma camiseta no local. Os interessados devem ir ao portão sete do parque.

Pesquisa relaciona gravidez e vitamina D

Estudo da Universidade de Pittsburgh (EUA) publicado no "Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism" revelou que a falta de vitamina D na gravidez pode causar pré-eclampsia -aumento da pressão sangüínea. Foi verificado que não é raro o problema dar origem a nascimentos prematuros ou a doenças que afetam mães e bebês. Laticínios e peixes contêm a vitamina.

Evento alerta sobre linfoma e leucemia

Até o dia 23, o Sesc Pompéia (r. Clélia, 93, São Paulo) apresenta exposição gratuita de artistas como Cláudio Tozzi e Romero Brito. A ação faz parte da Campanha de Conscientização sobre Linfomas, da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia. Os trabalhos dos artistas foram reproduzidos em mãos (foto), símbolo da campanha.

Curso prepara para ajudar diabéticos

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito da ADJ (Associação de Diabetes Juvenil) que prepara voluntários para o trabalho como acolhedores de pessoas com diabetes. O curso será no próximo dia 22, das 8h30 às 18h, na r. Padre Antonio Tomás, 213, São Paulo. Inscrições: tel. 0/xx/11/3675-3266, ramal 31.

[...] SEGUNDO ESTIMATIVAS DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA, 2 MILHÕES DE PESSOAS TÊM DOENÇA RENAL NO BRASIL


Texto Anterior: Correio
Próximo Texto: Segurança infantil: Nas alturas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.