São Paulo, quinta-feira, 13 de novembro de 2008
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CASA

À caça da sujeira

Boxe, sapateiras, colchão, esponjas: conheça dez lugares ricos em bactérias que ficam de lado na hora da faxina

JULLIANE SILVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

As bactérias podem conviver harmoniosamente com humanos em todos os ambientes -inclusive no organismo, caso daquelas que formam a flora intestinal, por exemplo.
No entanto, quando encontram um local propício para se proliferar, aumentam as chances de afetar os moradores da casa. Em geral, isso acontece em locais úmidos, escuros e com pouca ventilação, que devem receber atenção especial na hora da limpeza da casa.
E qual o melhor produto para eliminar bactérias e fungos? A velha água e sabão. "Quanto menos germicidas forem usados na casa, melhor, porque seu uso em excesso acaba selecionando microorganismos multirresistentes", alerta a microbiologista Elisa Junco, do laboratório Delboni Auriemo.
Ainda que alguns locais possam acumular mais microorganismos, para Thaís Guimarães, coordenadora de divulgação da Sociedade Brasileira de Infectologia, não é preciso ficar neurótico. Nem sempre eles trazem riscos à família. "Obviamente, a gente tem de viver em ambientes limpos, mas é difícil adquirir problemas de saúde nesses locais, com exceção de pacientes imunodeprimidos ou com feridas na pele."
Já a biomédica e diretora do Museu de Microbiologia do Instituto Butantan Milene Tino de Franco acredita que maus hábitos podem gerar problemas, caso dos sapatos e meias guardados no armário logo após o uso, que podem levar ao aparecimento de frieiras e pé-de-atleta, pois propiciam a proliferação de bactérias que causam essas doenças. "Sempre há possibilidade de aparecer uma bactéria patogênica. Uma bactéria sozinha não faz muita coisa, mas uma colônia aumenta as chances de ficar doente, e há ambientes mais propícios para a proliferação."
As escolhas para decorar a casa também podem facilitar o acúmulo de sujeira. "Alguns materiais e revestimentos podem abrigar mais sujeira: o carpete é pior nesse sentido do que o piso frio, por exemplo", diz Guimarães. Vasos de plantas com terra ou água também podem facilitar o acúmulo de bactérias -as folhas servem de abrigo para poeira.
Para evitar riscos à família, veja locais que acumulam grande quantidade de bactérias e devem receber mais atenção durante a limpeza da casa.


Texto Anterior: Robalo em infusão de camomila
Próximo Texto: Saúde: Necessidade e vontade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.