São Paulo, quinta-feira, 14 de maio de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

2
Caranguejo

O Brasil é um grande consumidor do caranguejo-uçá, proveniente dos mangues do país, que vão do Amapá a Santa Catarina.
Por ser extremamente frágil, sua mortalidade durante o transporte é altíssima, perdendo-se cerca de 50% da quantidade capturada inicialmente. "Isso bota o preço lá em cima e força o pescador a coletar mais", explica o biólogo Cláudio Sampaio, professor da Universidade Federal da Bahia.
Além da sobrepesca da espécie, há ainda a deterioração dos mangues, que oferecem aos peixes e crustáceos alimento e proteção contra predadores. Os caranguejos cavam buracos, oxigenando o solo, que abriga fauna e flora peculiares. Sem eles, o habitat é bastante alterado.
"Cerca de 70% das espécies comerciais marinhas passam alguma fase da vida no mangue", afirma Sampaio. Por causa da grande procura, boa parte das áreas de mangue do Nordeste já sofre consequências da exploração. O caranguejo-uçá também está na lista das espécies ameaçadas de sobre-exploração do Ibama.



Texto Anterior: 1: Caviar
Próximo Texto: 3: Vitelo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.