São Paulo, quinta-feira, 14 de maio de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

3
Vitelo

Na Europa, o consumo de vitelo -bezerro, geralmente macho, criado de forma a ter carne tenra e clara- é muito difundido; aqui, está crescendo. A criação do vitelo de carne rosa pouco difere da dos bovinos de corte -a não ser pelo fato de receberem um concentrado alimentar para engordar para o abate, que ocorre aos seis ou aos sete meses.
O consumo de vitelo de carne branca é o mais polêmico. Isso porque o animal é confinado em gaiolas, à maneira dos suínos, e alimentado com uma dieta pobre em ferro até o abate, aos três meses, para que sua carne não escureça. "É um animal mais propenso a adoecer, mas o manejo em um ambiente com assepsia ameniza o problema", afirma o zootecnista Flávio Dutra de Resende.
Para Marly Winckler, da Sociedade Vegetariana Brasileira, o vitelo é um alimento repulsivo devido ao tratamento dado ao animal. Ela lembra que os bezerros machos são "um descarte da indústria do leite", para a qual não têm serventia.



Texto Anterior: 2: Caranguejo
Próximo Texto: 4: Ninho de andorinha
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.